Bem vindos!!!

O objetivo deste blog é passar dicas de forma simples, para quem gosta de fotografia e sonha em ser profissional, ou apenas quer fazer boas fotos, e tem alguma dificuldade. Peço que se tiver alguma dúvida, fique a vontade para perguntar, e caso não tiver o tema que você quer aprender ou está em dúvida, diga qual, e vamos procurar e postar pra você, caso eu não saiba(sou tabém um aprendiz), tenho amigos muito feras nessa bela arte, que vão nos ajudar.
ATENÇÃO: Estas dicas servem para a maioria das câmeras, mas quem tiver qualquer dúvida, ou não tiver qualquer regulagem da sua câmera, pode me passar por e-mail que eu ajudo até ficar bom ou melhor ainda!!! fiquem a vontade!!!
E-mail para duvidas: fotografiapassoapasso@gmail.com
curta:facebook.com/fotografiapassoapasso

Fundo desfocado(como fazer)

Use berturas grandes, quanto maior a abertura do diafragma(menor o numero do "f")melhor para desfocar. O assunto a ser fotografado deve ficar o mais distante possível do que está atrás dele, e se for uma pessoa, peça a ela ficar o mais loge do que está atrás (isto ajudo muito) . Para curta distancia a diferença é quê, você deve aproximar o maximo possivel do assunto(ou pessoa), ou use o zoom o quanto vc puder, e outra dica é usar o macro(botão c/ícone da florzinha) para que a câmera desfoque mais ainda. Desligue a detecção de rosto(ou de sorriso na sony, panasonic, canon) se estiver ligada, mire sempre no centro do assunto, e se for pessoa, mire sempre nos olhos.       
 
AJUSTE SIMPLES:
  1. Ajuste para o modo "A"
  2. Ajuste a abertura do diafragma para f3.1 ou f3.5(Canon/Nikon lente 18-55mm) ou 4.5 ou próximo disto(dependendo do modelo)
  3. Use o ISO entre 100 a 400 dia claro, ou 800 em dia nublado(botão com letra "f" geralmente atrás da câmera, ou botão ISO),
  4. Coloque em modo Macro pressionando o botão c/ícone da florzinha atrás da câmera(Canon e Nikon veja item 7)
  5. Fique próximo da pessoa ou assunto e use o Zoom aos poucos pra "encher o quadro", e peça a ela que fique o mais longe possível do que está atrás(o que vai ser desfocado)
  6. Se for pessoas lembre...foco sempre nos olhos.
  7. Fundo de cor fime(como o da foto acima) ajudam e muito a desfocar, evite fundos claros.
  8. Pronto!!
  9. **CANON e NIKON. Em modelos mais avançados da Canon e Nikon(D60, D70, D700, D3100, D1000, T3, T3i, T4i, entre outras) o botão macro(ícone da florzinha)é dedicado e fica no dial de seleção, ou seja se você ajusta-lo a câmera já faz tudo automático. Neste caso "Não use", e simplesmente siga as regulagens e dicas acima, no modo "A".
 
ATENÇÃO PARA ALGUMAS CÂMERAS:
 
*Nikon L810: Use as dicas acima, mas, em vez de você se aproximar da pessoa, afaste-se dela e use o zoom o máximo que puder. Nesta câmera não tem como regular para o modo "A" e também não tem como ajustar abertura(f)como descrito acima, "não tem problema", use o Macro(botão c/ícone da florzinha atrás da câmera).
* Outros modelos: caso tenha duvidas ou não encontre a regulagem na sua camera: fotografiapassoapasso@gmail.com


AMBIENTES INTERNOS:  Para ambientes internos como dentro de casa, usamos o mesmo princípio, aproximamos o máximo do assunto(ou pessoa), e deixamos o que está no fundo o mais distante possível, se estiver escuro ou luz fraca, use o flash,  e as regulagens são sempre as mesmas, aberturas grandes(numero de "f" menor). É importante frisar que, geralmente o desfoque não fica tão forte como nos externos, sendo apenas leves como na foto abaixo, o que é normal para as câmeras tipo super-zoom.

128 comentários:

  1. como sempre... blog perfeito! um grande abraço meu amigo...

    ResponderExcluir
  2. Cara as melhores dicas que eu li até hoje' Vllw'


    obs: eu ja estou a um mes lendo dicas de foto e as suas sao as melhores'

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana, você compartilhar suas experiências com a galera. Eu apanho muito dessa câmera e você tem dado ótimas dicas. Valew mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Cara muito fera suas dicas eu tinha um semi profissional e Da marca GE x5 e a um mes adquiri um fujifilm s4000 e to admirado com as fotos que vc tira com a sua fuji estou viciado no seu blog não para não! ta de parabens

    ResponderExcluir
  5. Comprei recentemente uma Fuji S2800HD e conheci teu blog através do Digifórum. Simplesmente um verdadeiro achado pra quem tá começando agora. Parabéns e estarei sempre por aqui pra sanar minhas dúvidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. to pensando em comprar uma dessa, o que você tem a dizer ? o desfoque é bom ?

      Excluir
  6. Boa tarde meu amigo, a minha maquina a maior abertura dela é
    F 3,5 com esta abertura tem como fazer uma foto desfocando legal? Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Emerson, tem sim, pode ajustar que fica show!!

    ResponderExcluir
  8. ola amigo,será que eu consigo esse efeito com uma fuji s4000? não quero uma máquina semi-profissional, mas queria tirar fotos como esta!!!!

    ResponderExcluir
  9. opa vlw meu velho, parabéns pelo blog, aprendi muito

    ResponderExcluir
  10. Olha, consegui esse efeito de desfoque com a minha semi profissional fugi s 4000. É uma ótima câmera e dá pra fazer um trabalho incrível com ela! http://www.flickr.com/photos/83013378@N06/7603218592/in/photostream

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vc conseguiu eu nao consegui, tenho uma fuji s4500 ja tentei e nao consegui

      Excluir
    2. eu tenho a fuji s4500 e consegui tbm (:

      Excluir
  11. j.Gustavo, beleza de fotos! a do cachorinho c/a menina ficou show!!! e sobre a s4000 é uma ótima camera. valeu!!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo blog muito boa as dicas... tentei fazer de tudo quanto é jeito a tal desfocagem mais não consigo de forma nenhuma sera que a minha maquina não faz ? é uma finepix 2950 estou tentando fazer dentro de casa era pra dar certo da mesma forma né?

    ResponderExcluir
  13. NINHA
    MUITO MASSA ESTE BLOG EU TENHO UMA GRANDE DIFICULDADE PARA FOTOS DE SHOW TRAB PARA UM SATE FAÇO AS FOTOS TENHO UMA FUJIFILM S1800 LIGO FLASH ESTOURA SE NAO LIGO FICA ESCURA COMO DEVO CONFIGURA NO ALTOMATICO NAO FICAO BOAS
    SORRISSO11@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juci, Tenta com a fuji s1800 esta conf.:Modo Manual, Abertura 3.1, Velocidade 50, e o flash regula em 0, ou então: Modo A, abertura 3,1 ligue o flash e pronto!!!Faz ums testes na sua casa msm e posta, vai ficar ótimo.

      Excluir
    2. Juci Ribeiro, você tem que configurar a abertura da lente.

      Excluir
  14. Amigo gostei muito de seu site e tenho uma finepix 4500, quais configurações manuais para ter um desfoque favoravel???

    ResponderExcluir
  15. Nossa adorei seu blog !!! Sou amadoréérima mas já testei várias dicas suas. Valeu !!!
    PS: Como faço para receber atualizações do seu blog ??

    Abraços,
    Ellen

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelo excelente blog. Por influência de um colega de trabalho estou iniciando na fotografia. Tenho uma Fuji Finepix S4500 e estas dicas com certeza me ajudarão muito.

    ResponderExcluir
  17. Parabenizo-o pela sua boa vontade em ajudar, tenho duas câmeras Fujifilm a S9000 mais antiga e a HS20 mais nova, que adquiri no ano passado.
    Suas dicas são muito importantes para as pessoas que possuem as câmeras Fujifilm, mas válidas para outras também.
    Pode-se notar em seus "posts" o seu amor pela fotografia, assunto que atrai muita gente.
    Valeu.
    Um abraço
    Wilson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wilsonub: obrigado, e meu amor é enorme por esta arte, e ajudo a todos(como eu um dia)que querem aprender desde uma simples foto, até ser um grande profissional!!

      Excluir
  18. Oi Tenho uma Finepix s2800, mas não consigo tiras fotos com o fundo descocado. Sigo suas instruções, mas parece que alguns dos meus icones não consigo acessar como por exemplo: "fotometria", "Focagem"... Vc poderia me ajudar? Obrigada.

    ResponderExcluir
  19. Isabella> Abra as configurações da cam, vai em "mediçoes", vc encontra as opçoes pra mudar!!!

    ResponderExcluir
  20. Anderson tenho uma fuji s4500 e nao consegui seguir, na verdade nao consigo nem ativar o macro, tem como vc me ajudar,agradeço desde ja .Obrigada

    ResponderExcluir
  21. ola amigo! estou querendo comprar uma fuji s4500 essa da pra fazer fundo desfocado? ela é melhor do que a s4000? me ajuda ai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago, esta camera(s4500) é uma exelente camera, ela tem recursos que só as DSLR'S(prifissionais)tem...alem de controles manuais totais!!!!não tem nem que ver pode comprar. Sobre ela fazer fundo desfocado...faz e muito bem!!!!

      Excluir
  22. |Em 1° lugar parabéns pela excelente foto! Em 2° Preciso que vc me indique uma câmera que seja barata e que eu consiga esses efeitos! Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baronni, sem pensar 2x, indico as fuji's sl300 ou a 4500, alem de bataras(para ter estes recursos)tiram ótimas fotos tem os recursos necessários para aprendizado de todos os principios básicos.

      Excluir
  23. ola Anderson obrigado pela resposta sobre a s4500 porem o que voce acha da sl300 é tao boa quanto? observei que ela tem lugar para flash externo derrepente isso pode me ser util no futuro que q vc acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago, acho sim um ótimo diferencial a questão da sapata p/flash externo... elas são praticamente as mesmas porém se diferenciam na hora de imprimir as fotos, eu achei(num comparativo que fiz e sem edição)a s4500 com um balanço de branco e saturação um pouco melhor, mas isto com um bom software de edição está resolvido, outra diferença foi a quantidade de fotos p/carga da bateria, a s4500 tirou 120 fotos a mais. espero que Valeu pela ajuda!!abraços!!

      Excluir
  24. Olá, Adorei o Site parabéns! Estou com dificuldade para fazer fotos com desfoque de fundo com a s4500. Estou gostando muito de fazer fotos na configuração A, no entanto ainda não consegui ajustar para fazer fotos com desfoque de fundo... Me dá um help, por favor!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriene, que bom que gostou do modo "A" este modo é ótimo. me passa por e-mail suas dúvidas que te passo as dicas pra desfocar com a s4500 facil, facil. envia pra: andersonpeter@ig.com.br

      Excluir
  25. Que massa seu blog cara. Tenho 22 anos e acabo de adquirir uma s450. A principio não gostei muito pela dificuldade de regulagem. Gostaria de umas dicas para fotos noturnas da lua, estrelas, etc... que modo devo configurar?

    ResponderExcluir
  26. Ótimas dicas conseguir uma foto dom desfoco em uma Canon Sx500 Is. Vlw

    ResponderExcluir
  27. Nossa adorei o blog.....olha acabei de adiquirir um Fuji SL300 e estou muito arrependida não sei axo q tinha q ter comprado uma Sony, mas o vendedor me convenceu a comprar essa será q fiz mal negocio mesmo??? estou conhecendo seu blog agora se puder me responder agradeço...

    ResponderExcluir
  28. Boa noite galera. Tenho uma s4500, coloquei no modo A e consegui configurar a abertura para 3.1, porem nao sei como configuro a velocidade para 50. Alguem pode me explicar ? Obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus, quando colocamos em modo "A" a velocidade é configurada automaticamente pela Cam, porque este modo prioriza a abertura, não se preocupe, e quando quiser conf.abertura e velocidade coloque em modo "M"(manual).ok

      Excluir
  29. Anderson, possuo uma GE X500 - 16.1MP e não concigo o desfoque, poderia me ajudar com o que devo fazer para que funcione? Desde já, Obrigado !

    Att. Pedro Gonçalves

    ResponderExcluir
  30. Olá. Como consigo retirar o fundo de algumas fotos. Ex: fotografar um sapato e parecer que está suspenso. Teria que usar um fundo azul e usar um programa de edição? Se for assim demora muito! Tenho loja de calçados e acessórios e uso o facebook para postar as fotos. Veja um exemplo aqui:
    http://www.humanitarian.com.br/product.aspx?idproduct=12118011258&iddept=127&partner=GoogleShopping&adtype=pla&gclid=CK7B0tTD1LUCFQ6EnQod3SAA_g

    Att,
    Adair

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aldair, neste caso tem que ser através de edição mesmo!! se quiser saber como, me passa um e-mail(andersonpeter@ig.com.br)que te passo tudo direitinho ok!!Anderson.

      Excluir
  31. Boa noite parceiro, seu Blog é fantástico, comprei uma S4500 e venho aprendendo muito com suas dicas, fiz algumas fotos e postei no Flickr: http://www.flickr.com/photos/ed-pictures/,

    Lembrando que sou totalmente leigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ed! nossa! ficou show!!muito boas, parabéns, e se tiver alguma dúvida:andersonpeter@ig.com.br

      Excluir
  32. Estou usando as dicar aqui, pois estou iniciando. Valeu.

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Amigo parabéns pelo blog , adquiri uma sony nex-7 por impulso e quase ia venda-la , graças a seu blog comecei a me entender com ela rsrs ( ainda tenho muuuiiiitaaasss duvidas ) abs

    ResponderExcluir
  35. Olá, você pode me ajudar ...

    eu tenho uma Fujifilm S2980 e queria aprender a desfocar o fundo, sou iniciante não sei nada. Obrigada!

    ResponderExcluir
  36. Olá Anderson, tudo bem? Que sorte a minha encontrar seu blog na minha primeira pesquisa. Não sou fotografa e por enquanto não pretendo ser, embora tenha interesse pelo assunto. Desejo adquirir uma câmera profissional ou semi ou alguma que possua esse tão sonhado (por mim) efeito de "fundo desfocado" e também recursos como redução de tremedeira (se é que podemos chamar assim, rs) e foco para fotos em movimentos, porem pretendo investir o mínimo possível já que será para uso amador.Poderia me indicar 2 ou 3 configurações (nomes, modelos, marcas) de câmeras com estas características??? Enquanto isso seu blog já esta em “meus favoritos" e estou devorando as matérias para começar a entender. Fico no aguardo e muito grata. Você tem face? Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valéria, tudo bem! claro que ajudo na sua escolha, peço que me envie seu e-mail que te passo tudo ok: andersonpeter@ig.com.br fico te aguardando. Abraço.

      Excluir
  37. Boa noite Anderson, estive praticando muito com suas dicas e minha singela S4500, fiz o bloquinho com um resumo de todas as formas de fotografia exposto no seu Blog, quando tenho alguma duvida, faço uma consulta na minha cola de bolso...rsss, fica na Bolsa da maquina e é bem pequeno e discreto, obtive ótimos resultados, tenho uma duvida e gostaria de sua ajuda, vou a uma corrida de Kart em ambiente aberto e gostaria de fazer fotos com aqueles efeitos do carro parado e todo resto como se estivesse em movimento, pode me ajudar com o modo certo sem a ajuda do SP?

    Desde já grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  38. Gente, tenho uma S9000 e não consigo desfocar o fundo de jeito nenhum ,se alguém puder me ajudar ficarei muito agradecida.
    Meu imail é: jeniioliveira@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Jeniffer! tudo bem! tenho o maior prazer de te ajudar, me passa por e-mail suas duvidas ok! andersonpeter@ig.com.br

      Excluir
  39. Parabens pelo blog,Peter tenho uma camera da ge x400 fiz alguns testes,mas não tive um bom resultado; É normal a imagem demorar a aparecer em modo "M"? obrigado.

    ResponderExcluir
  40. Parabéns pelo blog. Eu gosto muito de fotografar lua e pôr do sol mas não consigo imagens boas. Estou com dificuldade! me dê uma LUA ou seja, uma luz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. experimenta fazer o foco na parte clara da imagem e qq me passa por e-mail ok.

      Excluir
  41. valeu a dica. estou com uma canon t3i e deu sem problemas.

    ResponderExcluir
  42. Olá, tenho uma Panasonic DMC-LZ20 LUMIX e gostaria de saber como configurar para este tipo de foto?

    ResponderExcluir
  43. Boa tarde, tenho um Nikkon P 100 e não consigo, fazer fotos desfocadas, pode me ajudar. Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogeria td bem, ajusta em modo "A" e siga o restante das dicas, eu já testei a sua P100, é mto boa câmera.

      Excluir
  44. a minha nikon l810, nao consegue focar quando esta no maximo do zoom na area "w", estou tentando focar uma arvore distante e o ceu esta claro, talvez seja muita claridade ? por favor me ajude, adorei suas dicas obg

    ResponderExcluir
  45. Tenho uma Fuji s4500 e minhas fotos estão péssimas tanto no dia quanto na Noite, queria receber algumas dicas para configurar a cam,pode me mandar algum email com dicas Anderson?
    Te agradeço e parabéns pelo blog.
    neyazevedo7@hotmail.com

    ResponderExcluir
  46. oi eu tenho uma Sony semi profissional modelo dsh-h100 e queria tirar fotos assim mas não consigo configurar a minha camera o que eu posso fazer

    ResponderExcluir
  47. Olá, gostaria muito de saber se consigo esse efeito na camera Canon Powershot sx160is? estou doida para aprender esse efeito. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Nivia, no caso da sua sx 160 ajusta em modo "AV" e ajusta abertura em f3,1 ou próximo disto q vai dar certinho, duvidas andersonpeter@ig.com.br

      Excluir
  48. Tem pessoas que preparam a estrada por onde passou para que os que vierem em seguida caminhem sem dificuldades. Assim é você. Um abração de um apaixonado por fotografia !

    ResponderExcluir
  49. Olá!!! Tenho uma Finepix S4800 e não consigo fazer desfocar o fundo com as dicas dadas acima. Não sei, mas acho que estou fazendo algo errado. rs Teria como vc me tirar essa dúvida? Desde já obrigada e Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaine, tudo bem, ajusta em modo "A" abertura f3,1 e siga o restante das dicas q vai ficar show!!

      Excluir
  50. Oi! tenho uma SX50HS Canon, acho que as fotos ficam um pouco embaçadas. o que fazer?
    parabens ,pelo blog excelente.
    Maria de lourdes

    ResponderExcluir
  51. Ola boa noite, eu comprei uma camera fugi s4800, e gostaria de aprender a desfocar a foto.. vc poderia me ajudar? email marypink125@hotmail.com

    ResponderExcluir
  52. Oi Boa tarde, tenho uma Fuji sl300 como faço pra desfocar o objeto que está a frente e focar o que está no fundo? Seu blog é perfeito, parabéns!!

    ResponderExcluir
  53. Olá gostei mto do seu blog....tenho uma sony h50 e preciso fazer algumas fotos de rosto e estou com bastante dificuldade em ajustar adequadamente para a foto sair legal. vc pode me dar umas dicas??? valeu

    ResponderExcluir
  54. Bom dia eu tenho um Nikon P520 da para tira uma foto com o fundo desfocado também como faço?

    ResponderExcluir
  55. Deu suuuuper certo. A minha é uma Canon Sx510 HS, fiquei tentando e consegui! Uhuuu... sempre tive vontade de conseguir um efeito desses. Mt obrigada. Ainda ando penando, mas ja sei que consigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual configuação colocou amigo. Tenho uma Igual

      Excluir
    2. Qual configuração vc usou?! A minha tbm é dessa!

      Excluir
    3. Qual configuração vc usou?! A minha tbm é dessa!

      Excluir
  56. Oi Anderson, muito legal sua iniciativa de ajudar os outros e compartilhar fo seu saber.. Sou apaixonada por fotografia e tenho o sonho de ser uma fotógrafa! Acabo de comprar uma finepix s4800, da pra começar a desenvolver? Poderia me enviar noções de fotografia? Por mais que eu seja apaixonada por fotografar nunca busquei conhecimento antes..
    Att
    Kelly Souza
    Kellyc.logistica@gmail.com

    ResponderExcluir
  57. Bom dia,
    Parabéns pela iniciativa em compartilhar suas experiências no ramo da fotografia, eu acabei de ganhar minha primeira Reflex Canon T5i (700D), e estou apaixonada por ela. Agora é estudar um pouco sobre a máquina e fazer um cursinho pra aprender mais as técnicas.

    ResponderExcluir
  58. Bom dia,
    Parabéns pela iniciativa em compartilhar suas experiências no ramo da fotografia, eu acabei de ganhar minha primeira Reflex Canon T5i (700D), e estou apaixonada por ela. Agora é estudar um pouco sobre a máquina e fazer um cursinho pra aprender mais as técnicas.

    ResponderExcluir
  59. Ola,obrigado por suas dicas sao otimas!fotografei um casamento de familia com uma D90 lente 18-200 3.5.6 um flash sb 600 no ttl a camera coloquei em modo A e usei um rebatedor no flash o lugar nao tinha muita luz usei o iso 100 ,nao gostei nada do fiz ,as fotos ficaram escuras sem vida e sem foco no rosto da noiva ,gostaria de saber porque isso aconteceu e como deveria ter feito ?obrigado

    ResponderExcluir
  60. Olá! Gostaria de saber se a canon sx50 ou sx500, são melhores que a fuji s4500?? Vou comprar uma e gostaria de saber qual é a melhor?? OU se a Sony next f3 é melhor para aprender a fotografar? Obrigada!

    ResponderExcluir
  61. Oi j[a me ajudou um pouco, mais a minha câmera [e a GE x500, eu náo estou conseguindo desfocar com ela como faço?

    ResponderExcluir
  62. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  63. Tentei tirar a foto desfocada de acordo com as suas dicas, mas não consegui. Minha camera é Fuji SL1000. Será porque meu objeto foi um boneco de pelucia (15 cm) da minha filha, e não deixei tanto fundo para desfoque?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  64. oi adoro seu blog poderia fazer uma reportagem em seu blog ensinando como desfocar passo a [asso na nikon l820 ? ou pelo menos me passar mais informacoes via hotmail fabriciotonial@hotmail.com

    ResponderExcluir
  65. primeira vez que acho um tutorial que realmente consegui desfocar com minha canon sx160 obrigada!!

    ResponderExcluir
  66. Tenho uma câmera GE X550 e não consigo desfocar o fundo na foto, tem alguém que pode me ajudar? Como eu faço pra desfocar?

    ResponderExcluir
  67. Olá, você pode me ajudar ...

    eu tenho uma Fujifilm S2980 e queria aprender a desfocar o fundo, sou iniciante não sei nada. Obrigado!

    ResponderExcluir
  68. TENHO UMA MAQUINA FUJI FINEPIX SL1000 TEM COMO DESFOCAR SOU MEIO LEIGA NESTA ASSUNTO E GOSTARIA MUITO DE FAZER FOTOS ASSIM, MAS NÃO CONSIGO

    ResponderExcluir
  69. Anderson, parabens pelo Blog! Tem sido de grande ajuda!
    A minha camera FUJI S3200 tem macro e super macro. O macro aceita zoom, já o super macro não. Para usar o modo super macro, devo me aproximar o maximo do objeto a ser fotografado? Se eu usar o modo macro, posso utilizar o zoom ou ele perde o efeito?

    ResponderExcluir
  70. Muito bom o blog tenho explorado.... Parabéns
    usando uma sh 510 hs canon, não consegui o efeito desfalque no fundo, poderia passar a dica? desde já fico-lhes grato.

    ResponderExcluir
  71. Parabéns brother, o blog é fantástico, sou iniciante no assunto e pretendo usufruir muito de suas informações e das experiências passadas pelos companheiros!!!

    ResponderExcluir
  72. TEM COMO DESFOCA O FUNDO NO ESTUDIO???

    ResponderExcluir
  73. Como faço para desfocar com a cânon sx520

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi também compre essa câmera usei essas configurações

      Modo manual:
      f/5.6
      1/400
      ISO 800

      Você tem que estar próximo ao abjeto, se quiser use o zoom mas preste atenção no aviso que aparece na frente da tela porque se você der zoom demais, desfoca tudo.

      agora se você quer s desfocar o objeto, fique perto dele também e de zoom no fundo, assim o objeto desfoca e fundo nitido.

      Espero ter ajudado!

      Excluir
    2. Ana Paila e para videos serve essa mesma configuração ? quero desfocar fundo de videos com essa mesma câmera

      Excluir
  74. Olá comprei uma Sony H400 e a abertura dela é 3.4 será que é possível fazer fotos com fundos desfocados? E com uma ótima qualidade?

    ResponderExcluir
  75. Olá comprei uma Sony H400 e a abertura dela é 3.4 será que é possível fazer fotos com fundos desfocados? E com uma ótima qualidade?

    ResponderExcluir
  76. Boa tarde, Sou iniciante no ramo e gostaria de tirar foto desfocada na minha câmera Fujifilm s2980.Pode me ajudar ? thiago_toc19@hotmail.com

    ResponderExcluir
  77. Olá boa noite.
    Sou iniciante e amo tirar fotos da minha filha e dos meus trabalhos, sou artesã e decoradora de festas infantis.
    Estou querendo comprar a canon SX520HS com zoom de 42X ou também estou pensando na nikon D3200 .
    Qual vc me recomendaria e se consigo usar esse recurso de desfocar as fotos. .fico grata com qualquer indicação. ..
    Amei o seu blog e as dicas também.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  78. Oi comprei uma nikon L83o, será que consigo fazer fotos desfocadas nela? O zoo é de 34. Semiprofissional

    ResponderExcluir
  79. Oii, comprei Canon 520hs lente 42, não consigo embassar as fotos, me ajude por favor...obgd

    ResponderExcluir
  80. Preciso de uma ajudinha,comprei Canon 520hs lente 42,nao estou conseguindo embassar as fotos ,tentei mas não deu certo,me ajude pff...obgd

    ResponderExcluir
  81. Preciso de uma ajudinha,comprei Canon 520hs lente 42,nao estou conseguindo embassar as fotos ,tentei mas não deu certo,me ajude pff...obgd

    ResponderExcluir
  82. OLÁ, QUERIA SABER QUAL DAS SEMI-PROFISSIONAL FAZ FOCAGEM NA FOTO? QUAIS fujifilm faz focagem na foto? é qualquer uma ?

    ResponderExcluir
  83. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  84. Boa tarde, Sou iniciante no ramo e gostaria de tirar foto desfocada na minha câmera Fujifilm s2980.Pode me ajudar ? meu email wgraski@gmail.com

    ResponderExcluir
  85. AMEI AS DICAS QUERO COMPRAR UMA CAMERA SEMI PROFISSIONAL ALGUEM ME INDICA UMA BOA BONITA E BARATA SRRSRS ABRAÇO

    ResponderExcluir
  86. Anderson parabéns pelo trabalho
    Eu tenho uma Nikon l810
    E sinto que para desfocar com ela e um pouco complicado quando você diz para apertar a florzinha seria em qual modo ?!

    ResponderExcluir
  87. Olá, estou amando tudo que vejo aqui, adquiri a pouco tem a Fuji s4500 mas não consigo desfocar, por favor , da um help!! 👏👏❤

    ResponderExcluir
  88. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  89. Ai meu Deus amei o post mas segui tudo direitinho e não deu de jeito nenhum! Me ajuda por favor! A minha é a Fuji 2980! Obrigada!

    ResponderExcluir
  90. Estou comprando uma finepix s2980 gostsria de saber se ela é boa e se faz fotos com Fundo desfocadas também?

    ResponderExcluir
  91. Está de parabéns ... Graças a voxe consegui , o único que explioue o passo a passo perfeito ... Arrasou.📸😍

    ResponderExcluir
  92. Parabéns explicação clara e precisa sem enrolação sem dificuldade. Adorei!!!

    ResponderExcluir
  93. Olá essas mesmas dicas funciona com fujifilm Sl300 ? Obrigado

    ResponderExcluir
  94. Eu tenho a câmera Olympus e queria saber se da para desfocar usando ela. Sabe me dizer, por favor?

    ResponderExcluir