Bem vindos!!!

O objetivo deste blog é passar dicas de forma simples, para quem gosta de fotografia e sonha em ser profissional, ou apenas quer fazer boas fotos, e tem alguma dificuldade. Peço que se tiver alguma dúvida, fique a vontade para perguntar, e caso não tiver o tema que você quer aprender ou está em dúvida, diga qual, e vamos procurar e postar pra você, caso eu não saiba(sou tabém um aprendiz), tenho amigos muito feras nessa bela arte, que vão nos ajudar.
ATENÇÃO: Estas dicas servem para a maioria das câmeras, mas quem tiver qualquer dúvida, ou não tiver qualquer regulagem da sua câmera, pode me passar por e-mail que eu ajudo até ficar bom ou melhor ainda!!! fiquem a vontade!!!
E-mail para duvidas: fotografiapassoapasso@gmail.com
curta:facebook.com/fotografiapassoapasso

Efeitos com Agua(Splash)

Pra este efeito, vamos fazer de uma maneira bem simples e super facil.
  1. Coloque no modo Manual, ajuste o ISO para  o menor que tiver(100 ou 200), ajuste a velocidade para 400(ou proximo a isso), ajuste a abertura para a menor tipo 3.1 ou 4.5, se for perto onde será o efeito(torneira ou pia) acione o macro, ative o flash e regule na potencia -2/3(ou menor possivel), ajuste os megapixel no máximo. Agora abra uma torneira na sua casa, faça o foco e dispare a vontade. Para conseguir varios efeitos diferentes aumente e diminua a velocidade(com velocidade maior, mais detalhes são captados), tabém abra e feche a torneira de varios geitos, e coloque objetos na trajetoria da agua pra ver como fica interesante. Se a camera tiver dificuldade em focar faça o foco em algo perto. Eu fiz esta foto só pra dar exemplo, não gosto muito deste efeito, mas ele sempre agrada a todos. . A partir deste aprendizado, todos efeitos são basicamente os mesmos, vale a sua imaginação, agora boas fotos!!!
**obs.: estes ajustes também servem para fontes, cachoeiras, chuva e chafarizes.
**para o efeito conhecido como "Rastro" diminua a velocidade para 1/60 ou 1/30.

32 comentários:

  1. fiz pra testar aqui ficou mto legal...
    parabens pelo blog...
    ta me ajudando mto.. ;)
    abraços

    ResponderExcluir
  2. mto bom seu Blog. fiz essa foto e ficou show. aceitamos mais dicas. abraços

    ResponderExcluir
  3. amei o site comos era que configura a maquina em tempo nublado pode dar dicas pra nos por favor? parabens pelo site

    ResponderExcluir
  4. Desta dica eu gostei muito mesmo até parece que a foto foi feita na minha casa, colher e pia igual, kkkk, muito bom.

    Parabéns.
    Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  5. é possivel fazer esse efeito com a nikon L810??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, me passa suas dúvidas: andersonpeter@ig.com.br

      Excluir
    2. acabei de ganhar uma camera dessa ( nikon l810) e gostaria que me ajudasse a fazer este efeito, aliás, tem como ?

      Excluir
  6. Oi tudo bem, você já usou a Panasonic Lumix FZ-47?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Súh, tudo bem, em primeiro lugar é excelente câmera...eu conheço a FZ-48 que tirei algumas fotos,e estive observando que tem estrutura e software parecidos, portanto se tiver qualquer dúvida me passa por e-mail OK!! andersonpeter@ig.com.br

      Excluir
  7. É possível fazer com finepix SL300?

    ResponderExcluir
  8. Eu consegui,é possível fazer com finepix sl300, valeu.

    ResponderExcluir
  9. Boa Noite. Anderson minha camera Nikon P510 tem a regulagem de flash? Não consegui encontrar. :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá em Menu>Flash...veja no manual, outras duvidas me passa: andersonpeter@ig.com.br

      Excluir
  10. Nossa, fiz aqui, ficou muito bom. Comprei uma Nikon Coolpix L315, quero aprender tudo sobre ela. Esse blog foi uma mão na roda. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigado por compartilhar o que sabe, testei numa bridge e funcionou. Abs.

    ResponderExcluir
  12. Amando seu blog e fazendo testes. Acabo de adquirir uma fujifilm S4800 e quero aprender muito mais!

    ResponderExcluir
  13. Mto legal, tenho uma Canon Rebel Xti e lente sigma 18-200mm, ficou ótima! Valeuu!

    ResponderExcluir
  14. Amei a dica, tenho um a Fujifilm Finepix S2800HD, fiz a foto da água e amei, só estou com dificuldades de desfocar o fundo, até consigo mas acho que não ficou muito bom.

    ResponderExcluir
  15. Seu blog é muito bom, e as dicas são maravilhosas. Porém estou com uma pequena dúvida. Quando se trata de velocidade onde eu posso ajustá-la na FujFilm? Obrigado!

    ResponderExcluir
  16. ola, isso da para fazer em uma d3000 cm uma lente de kit 18-55?

    ResponderExcluir
  17. Adorei as dicas, isso da pra fazer com uma semi profissional nikon l810
    detalhe não tenho a lente de 50mm só a maquina mesmo
    Seu blogue é da hora

    ResponderExcluir
  18. Achei fantastico esse blog !!! Parabens !!!

    ResponderExcluir
  19. Olá, boa tarde.

    Fantástica sua dica.. Consegui fazer as duas fotos, Com o efeito rastro e dos pingos em detalhe...
    Minha camera é da Fujifilm Finepix SL1000, é uma camera boa?
    Estou aprendendo a lidar com ela, ganhei a camera tem uma semana, e vou pesquisando na internet, nos blog e onde conseguir ionformações de como tirar o máximo dela...

    Muito obrigada pela dia, ficarei muito atenta em sua página para acompanhar de perto todas as dicas.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  20. olá, me chamo bruno. acabei de comprar uma câmera fujifilm s9000. ela veio com uma lente 28-300mm e uma outra 3.2 x AF. Não faço idéia do que cada uma significa. queria umas dicas ou tutoriais. é possível.

    ResponderExcluir
  21. Olá! Tenho uma Nikon D3100 que acabei de ganhar, mas ainda não sei manuseá-la! Por exemplo, essas coisas que vc explicou:ajuste o ISO para o menor que tiver(100 ou 200), ajuste a velocidade para 400(ou proximo a isso), ajuste a abertura para a menor tipo 3.1 ou 4.5, se for perto onde será o efeito(torneira ou pia) acione o macro, ative o flash e regule na potencia -2/3(ou menor possivel)...poderia traduzir isso pra mim, numa linguagem simples? Obrigada!

    ResponderExcluir
  22. ola tenho uma fujifilm s1800 não consegui o efeito, ficou muito escuro podem me ajudar?

    ResponderExcluir