Bem vindos!!!

O objetivo deste blog é passar dicas de forma simples, para quem gosta de fotografia e sonha em ser profissional, ou apenas quer fazer boas fotos, e tem alguma dificuldade. Peço que se tiver alguma dúvida, fique a vontade para perguntar, e caso não tiver o tema que você quer aprender ou está em dúvida, diga qual, e vamos procurar e postar pra você, caso eu não saiba(sou tabém um aprendiz), tenho amigos muito feras nessa bela arte, que vão nos ajudar.
ATENÇÃO: Estas dicas servem para a maioria das câmeras, mas quem tiver qualquer dúvida, ou não tiver qualquer regulagem da sua câmera, pode me passar por e-mail que eu ajudo até ficar bom ou melhor ainda!!! fiquem a vontade!!!
E-mail para duvidas: fotografiapassoapasso@gmail.com
curta:facebook.com/fotografiapassoapasso

Dicionário fotográfico(o que significa a palavra?)

ABERTURA(abertura do diafragma):  Geralmente vemos representado assim "F/22 ou F4.5" é o quanto o obturador se abre para entrada de luz na foto, em locais escuros usamos aberturas grandes, em um dia ensolarado usamos aberturas pequenas.
VELOCIDADE(velocidade do obturador): Geralmente vemos representando assim Vel.1/250 ou 1/30 é o tempo da exposição da foto(o tempo que a câmera leva pra fazer sua foto). Quando temos pouca luz no ambiente, usamos velocidades baixas, para um dia ensolarado usamos altas.
PROFUNDIDADE DE CAMPO; quando temos uma foto com uma paisagem ao longe bem focada, temos então uma profundiade de campo grande, quando temos apenas o assunto proximo focado, temos então pouca profundidade. conseguimos maior profundidade com aberturas pequenas, quando queremos um fundo desfocado atras de uma pessoa, temos aberturas grandes com pouca profundidade de campo.
FOTÔMETRO: medidor de luz no ambiente, quando colocado em modo Manual, AV, TV(ou M, A, S em alguns modelos) geralmente temos uma barra de medição no visor. Aponte a camera para o assunto a ser fotografado e veja a medição, se o ponto vai para a direita significa que a foto ficara clara demais, para a esquerda ficara escura. Para uma foto ideal, o ponto tem de ficar no meio da barra de marcação, e para isso devemos regular a velocidade,abertura ou o ISO para que fique ideal.
FOTOMETRIA: termo de medição da luz na fotografia(foto=luz, metria=medição)é o que mede se a foto vai ficar escura, clara ou ideal
ISO: É a sensibilidade da foto a luz. Quanto mais escuro o ambiente maior o numero do Isso, e vice-versa. Geralmente é visto assim ISO 100 ou ISO 1600.
POTENCIA DO FLSH: é ajustado a quantidade de luminosidade a ser emitida, valores em - enfraquecem a luz, valores + aumentam a quantidade de luz.
BRACKETING:É uma ferramenta em que a camera faz automaticamente mais 2fotos além da sua, com configurações diferentes da que vc fez, isto serve para ter certeza que aquela foto não vai sair ou muito escura ou clara.
ENQUADRAMENTO: É a composição da foto. Fazer o enquadramento é colocar dentro do quadro(LCD) a sua foto.
DISPARO CONTÍNUO: A camera faz uma sequência rápida de fotos, pode ser 3disparos a cada click, ou no modo totalmente contínuo ela faz fotos enquanto vc mantén o click pressionado. Muito útil para esportes, fotos em movimento, crianças brincando, corridas etc.
FOCO: É o objetivo da foto nitido, visivel. Quando falamos "Fazer o foco", é tornar nitida a imagen do assunto. fora de foco é uma imagem embaçada.
CARTÃO DE MEMÓRIA: E o dispositivo onde suas fotos são armazenadas.
MEGA PIXEL: 7, 8, 9, 12, 14 etc. este numero equivale ao tamanho da foto no caso de uma impressão ou ampliação, mas vale lembrar tbm q quanto maior mais qualidade na sua foto, porem o tamanho do arquivo será maior na hora d enviar ou postar, portanto se vc edita suas fotos use os megapixel no máximo, mas se não, use 2 a 3, maior q isso será dor de cabeça desnecessária.
JPEG:(­Joint Photographic Experts ­Group) Formato de arquivo das fotos na maioria das câmeras compactas e amadoras. Em uma maneira simples é...sua câmera capta a imagem e transforma neste arquivo.
RAW: (termo em inglês que significa "cru"),ou fotografia em Raw é um formato de arquivo de imagem, em que a fotografia vem sem nenhuma compactação ou qualquer tipo de correções automáticas, seria o que verdadeiramente foi captado pelo sensor da sua câmera, ou o mais próximo do real. Para entender melhor, vamos a um exemplo(apenas para fins didáticos, não é exatamente isto) nos antigos filmes analógicos da fotografia, seria como os "NEGATIVOS", ou seja eles vinham sem nenhum tratamento, e não eram o produto final, você tinha que mandar ao laboratória para revelar, imprimir e também eram corrigidos cores contrastes etc, até chegar em suas mãos a "FOTO" impressa. hoje é como se após fazer sua foto a câmera faz todo o trabalho de revelação e ajustes(em mínimos segundos) até chegar no final... a foto em JPEG. No caso do Raw, ele vem em forma de arquivo contendo "TUDO" o que foi fotografado, de maneira bruta, o que torna a foto mais fiel em cores, contrastes etc. Mas..."qual a vantagem, e desvantagem". A vantagem é pra quem precisa editar sem perder qualidade, ou fazer ajustes finos a sua maneira, mas a desvantagem são os "Tamanhos" dos arquivos...são em média 15 a 20MB cada um, ou seja, você terá que carregar muitos cartões de memória, outra desvantagem é a "edição", se você não sabe, ou só "mexe" ou não tem um bom software de edição esqueça.
CONTRA-LUZ: é aquela foto de fim d tarde quando a pessoa ou assunto ficam escuras e o céu claro.

19 comentários:

  1. Adorei as dicas da comunidade do orkut e mais ainda aqui do blog!! Valeu por tirar minhas dúvidas mesmo sem eu ter perguntado!!! rsrs
    Bjão

    ResponderExcluir
  2. me animei em ter minha camera, estava desanimado e desenganado, mais agora vi o poder q tenho

    ResponderExcluir
  3. Parabens te acompanho no Grupo do Face... Parabens

    ResponderExcluir
  4. Prezado Anderson Peter
    boa tarde!

    Lhe adicionei no twitter, tentei achar alguma referência sua no Facebook, mas não consegui!
    Olha adorei tua página, principalmente pelo simples fato de ter comprado a Fuji!
    Você conseguiu tirar todas ou "quase" todas as minhas dúvidas :D
    Realmente textos simples, mas de qualidade!

    Mas gostaria de lhe passar um desafio maior heheheehe vou tentar explicar o porque da compra da minha máquina.
    Sou aquarista e participo de concursos, onde após o aquário estar completamente perfeito, temos que tirar fotos, para
    validação dos juízes. Concursos esses aqui no Brasil, Europa como no Japão.


    Segue um exemplo de fotos para concursos :D http://www.aquaexperience.it/distribution/viewtopic.php?f=16&t=2705

    Pois bem agora com suas ajudas consigo manusear tranquilo a máquina, mas estou tendo dificuldades em poder registrar com qualidade as imagens aquáticas.

    Mesmo apagando as luzes do local, não ficando na frente do aquário para não gerar reflexo, não usando flash, usando roupa
    preta ....

    Bem se você puder me ajudar eu lhe agradeceria e muito!

    []s

    Alexandre Augusto
    Aqualinea Aquarismo
    www.aqualinea.com.br

    ResponderExcluir
  5. boa noite amigo me desculpe se estiver perguntando no lugar errado mais como posso armazenar minhas configuraçoes no modo C, fuji hs20 obrigado

    ResponderExcluir
  6. Então achei muito boa as dica vou aplica- las ao meu dia dia muito obrigado blog muito bom (Y) ja faz parte do meu favorito.

    ResponderExcluir
  7. Alexandre, vou fazer ums testes baseado no seu trabalho e posto ok.

    ResponderExcluir
  8. cara seu blog ta pregado na minha barra de ferramentas muito bom msm ta de PARABENS

    ResponderExcluir
  9. Quem tiver duvidas, passa por e-mail que eu ajudo a ficar melhor ainda!!

    ResponderExcluir
  10. muito legal as dicas. estou iniciando agora no universo da fotografia. acabou de chegar a minha fuji s4500, estou muito ansioso para usá-la bem. por isso estou aqui, quero aprender o máximo possível, se tiver dicas legais para esse tipo de câmera, pode enviar para o meu email cristovaoteixeira.adv@gmail.com, ficarei muito grato.

    ResponderExcluir
  11. Claro Cristovão!! sempre que tiver duvidas pode passar no meu e-mail, ok!!!

    ResponderExcluir
  12. nossa fiz umas fotos lindas graças as suas dicas mto obrigada

    ResponderExcluir
  13. Adorei seu blog, li toda a página "Como Fazer". Achei muito útil e super explicado. Parabéns!

    ResponderExcluir
  14. Amei, acabei de comprar minha primeira camera semi profissional é uma fuji s8200, ja estava adorando tirar fotos com ela, agora com estas dicas maravilhosas espero conseguir melhorar muito obrigada

    ResponderExcluir
  15. comecei pouco tempo na fotografia e realmente é impressionante quando as coisas sao explicadas de um modo muito mais simples. obrigada, amei a pag e esta no meu favoritos. PARABÉNS !!

    ResponderExcluir
  16. Adorei as dicas, gostaria de receber mais dica estou aprendendo.

    ResponderExcluir