Bem vindos!!!

O objetivo deste blog é passar dicas de forma simples, para quem gosta de fotografia e sonha em ser profissional, ou apenas quer fazer boas fotos, e tem alguma dificuldade. Peço que se tiver alguma dúvida, fique a vontade para perguntar, e caso não tiver o tema que você quer aprender ou está em dúvida, diga qual, e vamos procurar e postar pra você, caso eu não saiba(sou tabém um aprendiz), tenho amigos muito feras nessa bela arte, que vão nos ajudar.
ATENÇÃO: Estas dicas servem para a maioria das câmeras, mas quem tiver qualquer dúvida, ou não tiver qualquer regulagem da sua câmera, pode me passar por e-mail que eu ajudo até ficar bom ou melhor ainda!!! fiquem a vontade!!!
E-mail para duvidas: fotografiapassoapasso@gmail.com
curta:facebook.com/fotografiapassoapasso

Fotos na Balada

Muita gente me pergunta, como fazer boas fotos na balada. Por incrivel que pareça, não tem mistério. uma regulagem basica seria esta:

COM FLASH
  1. Modo " Manual"
  2.  Iso100
  3. Abertura f3,1 ou f4.5 sony, Canon, Nikon.
  4. Velocidade: 1/125(diminua para 1/50 ou 1/60 caso queira as luzes como efeitos nas fotos de exemplo).
  5. Fotometria: Multi ou multi-zona, ou matricial(canon),
  6. Acione o flash.
  7. Ponto!!! não prescisa mexer em nada.Mas caso você tenha "medo" do modo manual, não coloque no automatico. Ajuste em modo "SP", aperte o botão menu e escolha "Festa"(ou fotografia noturna em algumas cameras), acione o flash. E você terá fotos tipo as abaixo. A camera pode ter dificuldades em fazer o foco, neste caso faça em algo claro como parte da roupa de cor clara, quando focar trave o botão(aperte ate a metade até focar e segure)e aponte para o assunto e faça a foto.
**SEM FLASH
  1. Modo Manual.
  2. ISO 1600 (caso fique escuro aumente para 3200)
  3. Abertura f3.1 ou f4.5(canon, Nikon lente 18-55mm)
  4. Velocidade 1/30 ou 1/60(mantenha as mãos firmes).
  5. Fotometria multi ou Matricial(muiti-zona em algumas câmeras).
  6. "Mãos firmes!!! e foco sempre nos olhos.
**Obs.: fotos sem flash na balada geralmente saem escuras mesmo com ISO auto, outro problema é a variação constante das luzes, o que requer uma certa pratica. O ideal mesmo é usar o flash(primeiras dicas) e vez ou outra experimentar sem o flash até pegar o jeito. Os chamados "rastros" serão inevitáveis por causa da velocidade baixa(fato).

..boas fotos !!!
**Dúvidas: fotografiapassoapasso@gmail.com

26 comentários:

  1. mais uma dica formidavel... falar verdade ja fiz isso (intuitivamente) algumas vezes, mas agora sei o caminho certo - Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Recebi proposta boa de fotografar eventos, pretendo utilizar isso pra me focar mais :D Me ajudou bastante!

    ResponderExcluir
  3. ai muito legal vou tentar quando chegar em casa.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi . Adorei suas dicas !! Mas tenho duvida , minha câmera pe Fuji S2980 E NÃO consigo visualizar a configuração ISO . Nem a velocidade do flash .Como faço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elivyhere:geralmente atras dela tem um botão q abre as configurações, geralmente tem a palavra "OK" nele ou a letra F. Mais dicas: andersonpeter@ig.com.br

      Excluir
    2. Tá no menu das configurações. Tem o iso, flash, modo af, focagem... tem tudo lá.

      Excluir
  6. Muito bom amigo... deu certo!! Baixei tb o tempo para 2" e consegui ótimos resultados com a luz de fundo...

    ResponderExcluir
  7. EU POSSUO FUJI S-2980 COMO CONFIGURO PRA TIRAR FOTO NA BALADA.

    ResponderExcluir
  8. Tenho dúvidas vejo a opinião de muitos fotógrafos dizendo sobre usar iso 1600 à 3200 é considerado normal por conta da pouca luz nas baladas, usar iso 100 dá certo?...

    ResponderExcluir
  9. Marcos, no caso de usar ISO 100 é com "USO DO FLASH" e é uma dica simples com este tipo de câmera!!, usar 1600 á 3200 não precisa de flash, mas, vai granular(aqueles pontinhos indesejados na foto)muito, além da qualidade(neste tipo de câmera)cair de forma brusca!!!No caso dos "profissionais"é muito diferente, pois os recursos e acessórios usados nas câmeras deles como filtros, objetivas além das próprias câmeras serem muito superiores...não tem como comparar! aqui eu postei uma "dica simples"mas que fica muito bom!!abraço, Anderson.

    ResponderExcluir
  10. Tenho uma câmera Nikon D90, uma lente 18-105mm e uma 50mm, qual devo usar nas baladas? Caso tenha uma lente melhor para esses tipos de fotos qual é?

    ResponderExcluir
  11. Silvio, eu prefiro(no caso das duas citadas)a 18-105mm, pois posso buscar tanto as cenas próximas se ficar na pista(no meio da galera) quanto ficar de cima tipo camarotes etc. se tiver outras dúvidas passa via e-mail: andersonpeter@ig.com.br ok!! abraço, Anderson.

    ResponderExcluir
  12. Acho muito legal suas dicas Anderson o meu site de baladas melhorou muito com suas dicas !!! www.brashow.com.br

    ResponderExcluir
  13. Anderson eu sou iniciante e fui treinar em uma festa de um amiga com jogo de luzes e tal como estava tudo escuro eu não conseguia usar o manual foco então coloquei pra auto foco e para focalizar demorava muito e as vezes nem achava o foco na pessoa estava usando a lente 18-55 3.5/5.6 e o flash 430 EX ll canon 60D, essa lente e de uma amiga e ficou um ano parada acho que é isso ou pq eu estava usando a camera no modo automatico?

    ResponderExcluir
  14. Voce precisa assistir esse video que encontrei na internet dando dicar de fotografia que encontrei! o video é de janeiro de 2015! não sei ate quando vai ficar disponivel!
    O link do video é esse aqui : http://goo.gl/vNG2rf
    Fica a dica!

    ResponderExcluir
  15. Éu possuo Uma Canon Eos 650D...os proçedimentos são os mesmos?

    ResponderExcluir
  16. OI tenho uma NX2000 da samsung e ela não consegue focar quando tiro fotos em boates. o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  17. Tenho uma Nikon D3100, alguma dica?

    ResponderExcluir
  18. Olá,tenho uma Nikon D7100 e um Flash Sb700! E nao sei usar o flash no manual,apenas no TTl e percebo que minjas fotos nao ficam boas ! Alguma dica para usar o flash no manual?

    ResponderExcluir
  19. Bom dia, tenho uma CANON SX520 HS, e a minha duvida é essa:
    quando vou tirar fotos de pessoas que tenha sol, ou lampadas, o rosto delas fica claro, com muito luminosidade.
    Não consegui descobrir como fazer para deixar a pessoa com o rosto normal e bonito.
    Podes me ajudar.
    Meu e-mail: sandra.turminaleti@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir