Bem vindos!!!

O objetivo deste blog é passar dicas de forma simples, para quem gosta de fotografia e sonha em ser profissional, ou apenas quer fazer boas fotos, e tem alguma dificuldade. Peço que se tiver alguma dúvida, fique a vontade para perguntar, e caso não tiver o tema que você quer aprender ou está em dúvida, diga qual, e vamos procurar e postar pra você, caso eu não saiba(sou tabém um aprendiz), tenho amigos muito feras nessa bela arte, que vão nos ajudar.
ATENÇÃO: Estas dicas servem para a maioria das câmeras, mas quem tiver qualquer dúvida, ou não tiver qualquer regulagem da sua câmera, pode me passar por e-mail que eu ajudo até ficar bom ou melhor ainda!!! fiquem a vontade!!!
E-mail para duvidas: fotografiapassoapasso@gmail.com
curta:facebook.com/fotografiapassoapasso

Fundo desfocado(longa distancia)

Para conseguir o efeito tipo o desta foto faça:
  • Coloque no modo "A".
  • Use abertura maior que puder tipo 3.5(canon/nikon lente 18-55) ou 4.5(numero "f" menor). 
  • ISO use 100 a 400 dias claros, e 800 pra dias nublados. 
  • Use o Macro pressionando o botão c/ícone da florzinha geralmente atrás da câmera(Canon/Nikon veja obs abaixo) pois ajuda e muito a desfocar o fundo. 
  • Velocidade a câmera ajustará automático. e Cuidado!! um simples movimento pode borrar a foto quando o zoom está acionado, por isso "Mãos Firmes" 
  • Faça o foco nos olhos do pássaro ou animal a ser fotografado, no caso de 2 na mesma foto, faça o foco em um deles, segure o foco(para travar a focagem) e aponte para o meio de ambos e faça sua foto com a mão bem firme pois o que mais estragam as fotos é o tremido(com o zoom no maximo a possibilidade de tremer é maior), e por fim use os mega pixel da sua camera no maximo, pois se você precisar editar não perderá qualidade.


**Canon/Nikon: em alguns modelos como D60, D90, D3000, D3100, D1000, T3, T3i, T4i etc. o modo macro é dedicado, ou seja, se selecionado no dial a câmera vai regular automático. Neste caso desconsidere o botão macro como na dica acima, e prossiga.
**Para tirar qualquer dúvida: fotografiapassoapasso@gmail.com

24 comentários:

  1. Oi (: primeiro quero dizer que suas dicas são muito valiosas ^^ principalmente para iniciantes como eu. gostaria de pergunta se a camera que você usa é mesmo a Fujifilm FinePix S1800, pq suas fotos são realmente boas ;D

    ResponderExcluir
  2. Sim, a minha é a s2800 q na pratica é a msm, e se vc tiver qq duvida posta aqui, te dou uma força pra ficar melhor q as minhas! ok!

    ResponderExcluir
  3. Oi,Desculpe,mas eu não entendi Direito,Vc poderia Explicar Melhor,Com Detalhes(Onde ir,qual botão usar)Porfavor !

    ResponderExcluir
  4. Gabriel, veja esta dica mais simples:
    Modo "A", abertrua 3.1, Iso 100, Use o zoom no máximo e tenha as mãos bem firmes, e faça varios disparos. ok

    ResponderExcluir
  5. oi a minha bm é a s2800 colocar no manual que voce fala é no M da maquina? o.0

    ResponderExcluir
  6. Suas dicas me ajudam muito tenho 1 semana que comprei a sony H50 e graças a suas dicas estou conseguindo ótimas fotos, mas a abertura fica em 4.5 o minimo que consigo com o zoom no máximo, uso modo manual ou no "A" e o mínimo 4.5, pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  7. Equipe delta: é normal quando usamos o zoom mudar o numero da abertura, e no caso da H50 usa o minimo(4.5)
    mais dicas: andersonpeter@ig.com.br

    ResponderExcluir
  8. oi, meu nome é rose e eu tenho uma canon t3i e minha maior dificuldade é fazer uma fotografia de longe e com boa qualidade..minha pergunta é: como conseguir fazer essa foto, q funçao eu coloco na minha camera..lembrando q minha lente é de 18-135mm..agradeço muito se me ajudar..beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosa mara, para longa distancia o segredo é "MÃOS FIRMES" pois um tremidinho q seja a foto sai ruim, o melhor é colocar velocidade minima de 125 ou mais, pra isto use a prioridade "velocidade"e ajuste para 125 ou mais, se não souber me passa e-mail q te passo tudo direitinho, onde fica etc.

      Excluir
  9. Anderson...valeu pela dica! mas esse ñ é o unico problema,quando coloco na funão para fazer uma fofo de longa distancia, fica tudo embaçado..eu gostaria que vc me adc pra me dá mais detalhes e me ajudar com essa camera..é melhor assim..meu e-mail: rosemarapereira2010@hotmail.com Obg de novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosa, me passa por e-mail: andersonpeter@ig.com.br que te ajudo sim, ok

      Excluir
  10. Olá,nossa adoro esse blog,só tem artigo bom,sempre que dá estou passando aqui,depois que meu amigo me recomendo nunca mais deixei de visitar,alguem sabe me falar se assim aqui é bom www.softwarecelularespiao.org ? abraços,assim que der eu volto pra comentar aqui no blog

    ResponderExcluir
  11. Olá pessoal!
    Acho legal a iniciativa da criação de um blog como este. Parabéns!
    Sou iniciante no assunto, mas adoro fotografias. Ganhei uma Fuji S4500 e consegui algumas fotos com o fundo desfocado. Acho que ficaram legais! Caso queiram visualiza-las, criei uma pasta de fotos no meu Face com o nome "Com a S4500" Grande abraço a todos. Boas dicas no Blog. Face: Gleison Silva e-mail: gleisomm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Peter, comprei uma t2i com a lente 28-135mm ultrassonic automática, tem como uma passo a passo pra desfocar o fundo das fotos, faço algumas no modo manual com Iso 100 - 1/20 e F:3,5, mas ainda não acho um fundo bacana, dicas tanto no modo manual ou de outra q a máquina te dê uma qualidade para realizar essas questões... qualquer coisa me mande por email: marquim2007@gmail.com
    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  13. Ola Anderson, Prazer... Estou adorando suas dicas! Vc é muito bom cara, tenho uma finepix S1800 e depois que te achei por aqui minhas fotos estão cada vez melhor, tava querendo trocar de camera, mais agora vi que o problema tava no fotografo, hehehe... Se puder mande-me mais dicas pra fotos do céu estrelado e da lua, laion.roos@gmail.com

    Parabéns cara!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laion, parabéns pela t2i(show), me passa por e-mail ok: fotografiapassoapasso@gmail.com

      Excluir
  14. Preciso tirar uma foto para banner, onde personalizo a quantidade de megapixel par ficar limpinha, minha máquina é finepix s4500 fuji, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  15. Olá Anderson,

    Quando vc fala em segurar o foco para travar a focagem vc quer dizer segurar o botão de clicar até o meio sem soltar e depois focar no meio do objeto? Essa parte eu fiquei meio confuso!!!!

    ResponderExcluir
  16. tenho HX 300 da Sony, sou iniciante e gostaria de dicas especificas para essa maquina. e parabenizo pela iniciativa, dicas excelentes, tipo faz isso e isso e testa, muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde!

    Me chamo Rosemeire sou iniciante em fotografia e tenho um NIKKON 3200. Quero saber dias de fotos para fotografar pessoas, em especial crianças... Não sou mamãe apenas tia e adoro clicar os meus pequenos.
    E-mail: nunesrosemeire@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. ola... sou iniciante, leio bastante sobre fotofrafias e suas dicas sao boas. eu uso a canon sx510HS, essas dicas tambem nao uteis pra ela? e, pelo que entendi, o macro nao precisa estar ligado juno com todas essas configuracoes ja que ele altomaticamente configure tudo isso?

    obrigado
    Alex.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite !
    Meu nome é Luiz Augusto. Tenho uma Canon T5, a lente de 55mm e a de 250mm. Tento fotografar a lua mas nao consigo um foco legal. Pode me ajudar na ISO, Diafragma e Obturador ideais?

    ResponderExcluir
  20. boa tarde a minha é a s4500 Fujifilm não consigo desfocar o fundo alguém pode me explicar?

    ResponderExcluir