Bem vindos!!!

O objetivo deste blog é passar dicas de forma simples, para quem gosta de fotografia e sonha em ser profissional, ou apenas quer fazer boas fotos, e tem alguma dificuldade. Peço que se tiver alguma dúvida, fique a vontade para perguntar, e caso não tiver o tema que você quer aprender ou está em dúvida, diga qual, e vamos procurar e postar pra você, caso eu não saiba(sou tabém um aprendiz), tenho amigos muito feras nessa bela arte, que vão nos ajudar.
ATENÇÃO: Estas dicas servem para a maioria das câmeras, mas quem tiver qualquer dúvida, ou não tiver qualquer regulagem da sua câmera, pode me passar por e-mail que eu ajudo até ficar bom ou melhor ainda!!! fiquem a vontade!!!
E-mail para duvidas: fotografiapassoapasso@gmail.com
curta:facebook.com/fotografiapassoapasso

Modos Da Câmera(qual usar?)


Praquê tantos modos?..qual e melhor? quem já não ouviu estas perguntas! bom, vamos descobrir?

-AUTOMÁTICO: Também representado na maioria das câmeras com o icone de uma camerazinha verde. Modo apontar e disparar, onde não vai fazer nenhum ajuste, indicado quando não se sabe nada de fotografia, ou quando no "aperto ou dúvida" use para não perder a cena. Em contra-partida as fotos não vão sair como VOCÊ quer, e sim a camera, tambem vários efeitos não serão possiveis.
-"SR reconhecimneto de cena: Um modo automatico, muito pouco avançado, nele não tem como fazer ajustes manuais como Iso, Fotometria, Modo Af, e Focagem. Na prática não existe diferença entre ele o o Automático.
-SP cenários: A camera lhe oferece várias cenas em que uma delas sera ideal pra sua foto, como, Esporte, Praia, Flor, Retrato, Paisagem entre outras. Eu indicaria este modo  para quem usa o Automatico, a razão é bem simples, nele vc escolhe um modo em q a camera configure para uma foto especifica. Os controles tbm não são possiveis.
-"P" programa AE: é um modo onde suas escolhas são automatizadas pela camera, ou um meio termo entre manual/automatico não definido, você pode ajustar ISO e fotometria. Na prática ele pode deixar confuso os menos e até os mais experientes. Não indico.
-"S" ou TV: velocidade do obturador: Neste modo ajusta a velocidade e a camera se vira com a abertura, nele você já começa a avançar no mundo da fotografia, é indicado quando  precisar variar rapidamente a velocidade entre uma foto e outra, sem se preocupar com aberturas. Você pode ajustar o ISO, fotometria, Modo AF e outros.
-"A" ou "AV" Prioridade da abertura: Você tem o controle da abertura (F) e a camera se preocupa com a velocidade. Em algums modelos de câmera(lente fixa ou bridges) você só terá 2 opçoes de abertura o que torna este modo limitado na maioria das fotos.
-"M" Manual: Tenha o controle total da camera(abertura/velocidade). Usado pelos fotógrafos profissionais, e também para uma foto ideal. Nele você vai definitivamente se tornar um FOTOGRAFO, pois é possivel fazer os melhores efeitos, as fotos mais bonitas, e estará preparado para diferentes situações. Ideal para quem pretende aprender no campo da fotografia, ou se tornar um Profissional.
-PANORÂMICA: Neste modo, temos a possibilidade de fazer aquela foto q não cabe no nosso quadro. A camera ajusta a melhor condição para se fazer uma sequência de 3fotos, e no final a camera monta em uma. tenha a mão firme nesta hora.
-"C" personalizar: Use este modo para salvar uma configuração(abertura,Iso, Velocidade etc.) que vc usa sempre nos modos P,S,A, e M. Eu fiz uma configuração para flash no modo manual que eu uso muito e salvei nele. Toda vez que quiser é só colocar no "C' e lá esta ela, em vez d ficar regulando td de novo. é otima.
-VIDEO: Para fazer  filmagems, você terá HD para alta definição, e 640x480,ou 320x240 para filmagems simples e de fácil postagem nas redes sociais. Lembrando que, filmagems em HD ocupam bem mais espaço no cartão ou seja, você terá bem menos tempo de filmagems.