Bem vindos!!!

O objetivo deste blog é passar dicas de forma simples, para quem gosta de fotografia e sonha em ser profissional, ou apenas quer fazer boas fotos, e tem alguma dificuldade. Peço que se tiver alguma dúvida, fique a vontade para perguntar, e caso não tiver o tema que você quer aprender ou está em dúvida, diga qual, e vamos procurar e postar pra você, caso eu não saiba(sou tabém um aprendiz), tenho amigos muito feras nessa bela arte, que vão nos ajudar.
ATENÇÃO: Estas dicas servem para a maioria das câmeras, mas quem tiver qualquer dúvida, ou não tiver qualquer regulagem da sua câmera, pode me passar por e-mail que eu ajudo até ficar bom ou melhor ainda!!! fiquem a vontade!!!
E-mail para duvidas: fotografiapassoapasso@gmail.com
curta:facebook.com/fotografiapassoapasso

Regulagem Facil pra aprender

Para uma regulagem simples e fácil, é claro que todo mundo vai logo no modo Automático, simples, é só apontar e disparar. Porém neste modo não temos nenhuma possibilidade das fotos saírem como nós queremos, pois é a camera quem decide, e se uma foto não sai como queremos não tem como fazer nada! mas existe um modo simples, fácil e rápido assim como o automático, porém com fotos muito melhores, e ainda com a possibilidade de dar mos os primeiros passos para aprender a fazer fotos melhores, e também aprender as noções básicas da fotografia, e um passo importante pra quem quer a se tornar um profissional, vamos lá?
Regulem assim:
  1. Modo "A"(sony, panasonic, Samsung, e AV na Canon)
  2. Ajuste a abertura para 3,1(fuji)ou para 4,5(canon, nikon, sony) ou para o menor valor.
  3. Ajuste o ISO para 100(ou 125na sony ou próximo disto), para fazer este ajuste aperte o botão com a letra "F"que geralmente fica atrás da câmera.
  4. Se estiver dentro de casa ou ambientes fechados, acione o flash, use também para pessoas no sol com boné ou chapéu, ou de costas pro sol para tirar a sombra, que geralmente escurece a pessoa.
  5.  NÃO é preciso se preocupar em regular toda hora a cada foto, e também as fotos vão sair "MUITO MELHORES" que qualquer modo automático. A partir dai, passem a observar como cada foto sai, experimente mudar o Iso pra 100, 125, ou pra 200, outra dica é mudar a abertura na mesma foto, enfim, experimentem a vontade, pois este é o melhor modo pra começar a aprender, a ser um fotografo amador melhor, ou para quem quer ser um Profissional. E o melhor nele você não vai ficar confuso. Mas nunca esqueça, se quer ser profissional mesmo faça um curso, dicas e manhas não são suficientes.

17 comentários:

  1. Para mim, muito útil. Mas neste tópico gostava de lhe perguntar qual o Modo Af mais conveniente. E já agora, se era possível uma explicação mais detalhada de como usar o Modo AF nas diferentes situações. Grato
    Nuno Pissarra

    ResponderExcluir
  2. Nuno, o modo AF melhor é aquele que vc se adapta melhor, não preocupe em muda-lo pois são poucas as situações q vc vai prescisar. Já nas cameras proficionais ai sim, mas no caso destas a diferença é muito pequena, dê importancia a outros recursos OK.

    ResponderExcluir
  3. Cara, suas dicas são bacanas demais. Mas, preciso só de uma ajudinha em relação àquela bendita luz auxiliar. Aquela luzinha vermelha que tanto ajuda a focar o tema principalmente em situações de pouca iluminação. Não consigo acioná-la! Me ajude, por favor. Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  4. Caramba! Consegui. Fiz o negócio funcionar de uma maneira que jamais imaginaria. Tem a ver com os sons da câmera! Não posso deixar no silencioso. Talvez pela discrição quando há necessidade de usar a câmera num lugar onde não se quer chamar a atenção né! De qualquer forma, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Encontrei seu blog e estou adorando as dicas. Estou me aventurando na fotografia amadora com a minha singela Fuji S4000 rsrsrs. Gostaria muito de me profissionalizar. Continue atualizando o blog. Abç ;-)

    ResponderExcluir
  6. PRIMEIROOOO PARABENS PELO TRABALHO ANDERSON !
    estou aprendendo muitu pelo q vc posta aki nu seu blog demorei pa achar um site assim zD tou peaticando re'cm meu celular hehehe parabens mesmo!!
    Eu gostaria de saber c posso fazer essa regulagem na nikon coolpix p510? Aceito sugestoes regulagem ! Valew =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Happy, blz, na p510(que é muito boa camera)vc pode fazer de duas maneiras, peço me passar e-mail que te explico tudo. abraços, Anderson.

      Excluir
  7. Gostaria que você me passasse um e-mail também explicando essas duas maneiras de regulagem na nikon coolpix p510 por favor. marcellanatocles@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sempre que tiver duvidas estou a disposição aqui: andersonpeter@ig.com.br

      Excluir
  8. Estou amando suas dicas! Teria como me passar algumas dicas da nikon p510, acabei de ganhar e estou apanhando do manual dela!!!! Estou com dificuldades no foco. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra, tem sim, me passa por e-mail que te passo tudo que precisar ok: andersonpeter@ig.com.br

      Excluir
  9. olá.. como todos aqui, amo fotografia e e sempre fiz sucesso pelos milagres que conseguia fazer com a camera do celular e melhorados nos aplicativos android... ate que a cinco dias no meu aniversario ganhei uma sony hx 300 então pretendo ir um pouco alem do amadorismo e do modo automático... se puder me ajudar com tutoriais que tiver desse modelo por favor, ficarei grata...
    vaniamelo.book@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Boa noite ! Tbm tenho Nilton p510 e gostaria das configurações mmoreiracps@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Amei este blog muito show minha cam é nikon clpx p510 e com as dicas produzi fotos maravilhosa com tipo fundo desfocado movimento etc

    ResponderExcluir
  12. Olá! Boa Tarde! Vc está aí, para tirar uma dúvida?

    ResponderExcluir