Bem vindos!!!

O objetivo deste blog é passar dicas de forma simples, para quem gosta de fotografia e sonha em ser profissional, ou apenas quer fazer boas fotos, e tem alguma dificuldade. Peço que se tiver alguma dúvida, fique a vontade para perguntar, e caso não tiver o tema que você quer aprender ou está em dúvida, diga qual, e vamos procurar e postar pra você, caso eu não saiba(sou tabém um aprendiz), tenho amigos muito feras nessa bela arte, que vão nos ajudar.
ATENÇÃO: Estas dicas servem para a maioria das câmeras, mas quem tiver qualquer dúvida, ou não tiver qualquer regulagem da sua câmera, pode me passar por e-mail que eu ajudo até ficar bom ou melhor ainda!!! fiquem a vontade!!!
E-mail para duvidas: fotografiapassoapasso@gmail.com
curta:facebook.com/fotografiapassoapasso

FLORES & INSETOS(Macro)

Como conseguir fotos de flores e insetos? Facil! esteja com sua camera na mão, agora vamos as dicas básicas desta tecnica: 1º Aproximese o máximo que puder do assunto, encha o quadro com ele pois, a foto tem que dizer algo, expl.se você fotografar uma flor na altura dos pés, a foto não tera nenhuma atençao de quem observa, mas se ela estiver bem no centro e enchendo toda foto, terá enorme diferença, veja exempl.abaixo:
Estas 2fotos são do mesmo canteiro, mas a 2ºatrai muito mais o olhar do observador, a 1ªnão define nada, enquanto a 2ºencheu o quadro de detalhes. 2ºevite o horario de sol forte, dê preferencia no inicio da manhã ou final da tarde para ter o efeito dramático da 2ªfoto, salvo se tiver nublado ou sombra. Agora, as regulagems da camera: Ative o modo **"Macro"(exceto CANON/NIKON nos modelos abaixo), Isso 100 ou 200 não mais, aberturas "f"grandes(sempre), foco no centro do assunto. A camera tem um modo para quem não gosta das regulagems  manuais: Modo SP, aperte menu/ok e escolha flores. Pronto! No caso de Insetos(3ª) as mesmas tecnicas e regulagems, só vai ter mais paciência pois, eles voam ou fogem bem na hora do click, uma boa é usar o zoom, ou chegar bem devagar! Boas fotos!
**para as câmeras CANON t2i,t3, t3i, t4i, D60, D500, D1000 etc.e para as NIKON D3100, D90 etc. o modo "Macro" tem uma regulagem dedicada, ou seja, se você ajusta-lo a câmera já faz todo o trabalho de regulagem, neste caso NÃO use este modo(MACRO), e sim usa este:
1-Ajuste em modo A
2-Ajuste a menor abertura "f"(4,5 nas lentes 18-55)
3-Ajuste o ISO em 100 pra dias ensolarados, e 400 pra nublados.

5 comentários:

  1. uma camera simples pode tirar boas fotos de insetos ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,A nikon S2600 eu tenho ela, e Sei bastante já sobre fotografia,só não me aprofundei,mas ela é boa sim,só que usei uma lente improvisada de um brinquedo,e eu consegui chegar mais perto do assunto, e essa lente borra a foto toda só na hora focalizar e imagem fica boa,ou seja o fundo fica bem desfocado deixando o meu assunto em evidência!

      Excluir
  2. Olá, tenho uma fuji 4500 e quero fotografar rostos maquiados. Posso usar essas mesmas regulagens pra obter imagens detalhadas? Obrigada! Suas dicas são muito boas e diretas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lhais, td blz!! me passa por e-mail que te oriento td direitinho: andersonpeter@ig.com.br

      Excluir
  3. Voce precisa assistir esse video que encontrei na internet dando dicar de fotografia que encontrei! o video é de janeiro de 2015! não sei ate quando vai ficar disponivel!
    O link do video é esse aqui : http://goo.gl/vNG2rf
    Fica a dica!

    ResponderExcluir