Bem vindos!!!

O objetivo deste blog é passar dicas de forma simples, para quem gosta de fotografia e sonha em ser profissional, ou apenas quer fazer boas fotos, e tem alguma dificuldade. Peço que se tiver alguma dúvida, fique a vontade para perguntar, e caso não tiver o tema que você quer aprender ou está em dúvida, diga qual, e vamos procurar e postar pra você, caso eu não saiba(sou tabém um aprendiz), tenho amigos muito feras nessa bela arte, que vão nos ajudar.
ATENÇÃO: Estas dicas servem para a maioria das câmeras, mas quem tiver qualquer dúvida, ou não tiver qualquer regulagem da sua câmera, pode me passar por e-mail que eu ajudo até ficar bom ou melhor ainda!!! fiquem a vontade!!!
E-mail para duvidas: fotografiapassoapasso@gmail.com
curta:facebook.com/fotografiapassoapasso

Fotometria(Multi, Spot, Centro, Média, Multi-zona)

Fotometria em outras palavras é a medição da luz(FOTO=luz - METRIA=medição). Na câmera varia de acordo com a marca o tipo, mas são basicamente as mesmas, vamos saber qual a diferença:
MULTI(ou Multi-zona): Mede a luz em varios pontos da foto(varios pontos priorizados), a camera faz a foto ficar iluminada por igual. Use quando os detalhes estão espalhados pelo cenário  e você quer que todos saiam na foto. No exemplo da 1ºfoto repare a direfença de luz entre o centro e as bordas da flor, neste modo a câmera conseguiu igualar a luz em toda a foto.
CENTRAL OU SPOT: neste modo a luz é medida no centro da foto(a prioridade é o  quadradinho central da  foto), Use este modo quando o principal e o que esta no centro, ou quando o fundo é muito claro ou escuro que o principal, como macro/super macro, flores, ou pequenos objetos, outra boa aplicação pra este modo é quando uma pessoa esta de costas pro sol, nos outros modos tudo vai ficar claro e a pessoa escura. Foto de um carro(cor escura) em dia ensolarado, você terá tudo bem nitido e ele sairá sem nenhum detalhe. No exemplo da 2ºfoto eu usei na mesma flor da 1ºfoto, vejam que o centro(o objetivo)ficou nitido e bem iluminado, enquanto as bordas ficaram muito brancas.
MULTI-ZONA OU MÉDIA: modo usado quando existem duas cores muito diferentes(escura e clara) proximas uma da outra,  por exemplo uma noiva e uma pessoa do lado com roupa preta, um animal, ou carro com duas cores. Agora reparem a 3ºfoto(Gato), o gato tem duas cores além de estar a sombra, se eu usar outro modo, ele ficara ou com a parte branca ou preta nitida, perdendo detalhes na outra. Obs.: O modo Multi-zona(Média), só deve ser usado quando duas cores são muito fortes. Para fotos com flash, use estas mesmas dicas. Boas fotos!!!
F5,6 vel.250 fotometria:Média

19 comentários:

  1. wow, era justamente o arquivo que eu mais precisava, ótimas dicas Anderson. ;D

    ResponderExcluir
  2. Sempre estava em dúvida quanto a essa alternância dos modos, mas agora me ajudou a entender melhor :D

    ResponderExcluir
  3. Não consigo encontrar isso na minha câmera Sony H50, poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Equipe delta na sony H50 a fotometria é: Central, multi-zona e equilibrado, me passa e-mail que te ajudo, é facil.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. tb não consigo acessar a fotometria da minha câmera fujifilm s1800- shelibio@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Amigo, seu blog está muito legal. Tenho uma Fujifilm Finepix S4000 e estou ficando abismado com o que posso fazer com ela, porém, só agora, com conhecimento, é que estou aproveitando boa parte do seu potencial (sei que ainda há muito o que aprender). Usando o modo manual a maior parte do tempo, regulando abertura do diafragma e a velocidade do obturador, tenho obtido resultados fantásticos!

    ResponderExcluir
  6. Adorei suas explicações, porém tenho uma nikon e a ferramenta de fotometria é diferente, mais valeu pela dica eu já encontrei os comandos na minha máquina mas, não tinha noção de como usa-los da melhor forma. Brigadao

    ResponderExcluir
  7. Nossa, obrigado por publicar esses tutoriais, eu tenho uma Fuji s2950 e confesso que estava meio perdido com ela, mas ao descobrir esse seu Blog estou começando a entende-la melhor.
    Ja está nos meus favoritos!
    Obrigado mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Não consigo usar a fotometria na minha fuji film s2980, por favor me ajude

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho uma Nikon S9300, nela só tem as opçoes Matriz e Ponderação Central... como funcionam? Se puder mandar por email... marcaorodrigues@hotmail.com , muito obrigado!!

    ResponderExcluir
  10. Comprei uma Canon SX 50 e ainda estou aprendendo...me confundo muitooooooooo...quando usar o ISO, OBTURADOR, VELOCIDADE...aumenta, diminui, qto maior isto ou aquilo..nossa..muita coisa...então, estou lendo suas dicas e achei Show os seus conhecimentos e explicações...dicas excelentes...parabéns!!!
    Christiane

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo blog, tem sido de grande ajuda! O modo spot ou multi, influencia no desfocar o fundo? Tenho uma fuji S3200 ela tem MULTI-SPOT-MEDIA. Quando o objetivo é ter a mesma iluminação para toda a foto deve ser MULTI, quando é só para o "assunto principal"spot e para paisagens e contrastes forte media? Entendi certo?

    ResponderExcluir
  12. Seu blog está show...PARABÉNS!!! estou com dificuldades de encontrar a fotometria na minha câmera, é uma Sony Hx300, será que pode me ajudar? meu email é simplesmenteli@bol.com.br
    Obrigada

    ResponderExcluir
  13. Seu blog está show...PARABÉNS!!! estou com dificuldades de encontrar a fotometria na minha câmera, é uma Sony Hx300, será que pode me ajudar? meu email é simplesmenteli@bol.com.br
    Obrigada

    ResponderExcluir
  14. Não consigo achar a escala de fotometria na minha Sony hx300. Você pode me ajudar?
    E-mail: sergiorenatomartins@gmail.com

    ResponderExcluir