Bem vindos!!!

O objetivo deste blog é passar dicas de forma simples, para quem gosta de fotografia e sonha em ser profissional, ou apenas quer fazer boas fotos, e tem alguma dificuldade. Peço que se tiver alguma dúvida, fique a vontade para perguntar, e caso não tiver o tema que você quer aprender ou está em dúvida, diga qual, e vamos procurar e postar pra você, caso eu não saiba(sou tabém um aprendiz), tenho amigos muito feras nessa bela arte, que vão nos ajudar.
ATENÇÃO: Estas dicas servem para a maioria das câmeras, mas quem tiver qualquer dúvida, ou não tiver qualquer regulagem da sua câmera, pode me passar por e-mail que eu ajudo até ficar bom ou melhor ainda!!! fiquem a vontade!!!
E-mail para duvidas: fotografiapassoapasso@gmail.com
curta:facebook.com/fotografiapassoapasso

FOTOS NOTURNAS SEM FLASH




 Uma rua ou praça perto da sua casa, é o cenário ideal para belas paisagens a noite, e você mesmo vai fazer de maneira "Fácil", vamos lá!
  1. Escolha o local para a sua foto
  2. Coloque a câmera no tripé, mas caso não tenha(não tem problema) coloque sobre uma superficie firme, como um banco de praça por exemplo(a 1ºfoto ao lado, eu coloquei a camera em cima do carro)
  3. Desligue ou não ligue o flash, e regule a câmera no modo "MANUAL"
  4. Use uma abertura grande, tipo 3.1 ou 4.5 ou a menor que sua câmera tiver(numero do "F" pequeno).
  5. Ajuste a velocidade para 3" para começar.
  6. Ajuste o ISO para 100(botão com a letra "F" atrás da câmera)
  7. Fotometria Multe ou multi-zona em algums modelos,
  8. Acione o temporizador em 2 ou 10segundos, desligue o detector de faces, caso esteja ligado.
  9. Importante... Faça o foco em algo que estiver no centro da foto, algo imprescindível sair nítido.
  10. Quando acionar o disparador, tire totalmente as mãos da camera, pois qualquer toque(até mesmo o aperto do botão do click) pode perder a nitidez ou borrar a imagem(por isto é muito importante o passo 8 ).
  11. A partir desta foto,  vá diminuindo ou almentando o valor da velocidade para ter efeitos diferentes, outra dica de efeitos é mudar o equilibrio de brancos de automático para nublado, luz tungstênio, luz do dia....enfim, a partir da 1ºfoto o artista é você!! Boas fotos!!! Obs.:dicas p/fotos externas. 





17 comentários:

  1. Luis Prado, as fotos da lua por incrivel q pareça não são estas regras, em cima do q disse use um tripe ou apoio q fica show, e valeu pelas dicas.

    ResponderExcluir
  2. como se desliga o estabilizador na fuji s1800?

    ResponderExcluir
  3. noosa showwww viu, obrigada pelas dicas, anotei tudo aqui no bloco de notas vou estudalas agora rsrsrrs

    ResponderExcluir
  4. Show, gostei da idéia de como fotografar sem flash, muito bom vou testar.

    ResponderExcluir
  5. Ciao Amico ! Sou nascido no Brasil e cresido na Italia, e estou começando a fotografar da pouco tempo, comprei uma nikon 3200 e adorei seu blog porke estou aprendendo muito com suas informacoes postadas aqui. obrigado e sucesso ai pra voce !

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, tenho uma canon 60D e gostaria de saber, como faço para tirar fotos de pessoas à noite sem flash, obtendo apenas a luz ambiente sem borrar quando as pessoas movimentam. Tem alguma lente especial para isto, ou sou eu que tenho que ter o comando? Obrigado. Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo, parabéns pela 60D!show!!...pra este tipo de foto tem que ser com ISO acima de 1600, vá subindo até conseguir, e se não me passa por e-mail: fotografiapassoapasso@gmail.com

      Excluir
  7. Obrigado pelas dicas. Vou começar os testes.
    Valeu.

    ResponderExcluir
  8. Muito legal seu blog e parabéns pela iniciativa de compartilhar suas experiências!:D
    Infelizmente não consegui esse efeito com a minha Canon 5ti...
    Acho que estou errando em algo!rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thaiz, vc tem uma excelente câmera, com o tempo vc vai conseguir extrair o máximo dela, é só ir treinando. Se não tem, compre um tripé e um cabo disparador que ajuda e muito e é um investimento relativamente pequeno. sucesso ai.

      Excluir
  9. Olá, parabéns pelo blog. Gostaria de saber como faço essa configuração na Sony HX 300. Aguardo retorno! Abraço

    ResponderExcluir
  10. Voce precisa assistir esse video que encontrei na internet dando dicar de fotografia que encontrei! o video é de janeiro de 2015! não sei ate quando vai ficar disponivel!
    O link do video é esse aqui : http://goo.gl/vNG2rf
    Fica a dica!

    ResponderExcluir
  11. ola, tenho uma canon sx50hs qual a melhor regulagem para foto de estrelas mais exatamente um ceu estrelado, por acaso seria aumentar a abertura, (f) aumentar o iso e diminuir o maximo o tempo do obturador tem outro macete?

    ResponderExcluir
  12. como faço para configurar a Sony cyber shot H50 para o modo noturno, pois as fotos que tiro saem amareladas.

    ResponderExcluir