Bem vindos!!!

O objetivo deste blog é passar dicas de forma simples, para quem gosta de fotografia e sonha em ser profissional, ou apenas quer fazer boas fotos, e tem alguma dificuldade. Peço que se tiver alguma dúvida, fique a vontade para perguntar, e caso não tiver o tema que você quer aprender ou está em dúvida, diga qual, e vamos procurar e postar pra você, caso eu não saiba(sou tabém um aprendiz), tenho amigos muito feras nessa bela arte, que vão nos ajudar.
ATENÇÃO: Estas dicas servem para a maioria das câmeras, mas quem tiver qualquer dúvida, ou não tiver qualquer regulagem da sua câmera, pode me passar por e-mail que eu ajudo até ficar bom ou melhor ainda!!! fiquem a vontade!!!
E-mail para duvidas: fotografiapassoapasso@gmail.com
curta:facebook.com/fotografiapassoapasso

Ajuda na escolha da Câmera

Eu recebo diariamente dezenas de e-mails, me pedindo ajuda, ou sobre qual modelo eu acho melhor, ou qual câmera eu indicaria. Aqui vai ótimas dicas tanto pra primeira câmera quanto pra quem quer trocar, ou tem duvidas sobre modelo ou marca,  veja qual se encaixa com você:aqui vai uma ajuda:
"Quanto posso gastar", ou quanto estou disposto a investir?...sim faça esta primeira pergunta a você mesmo, tudo começa dentro do seu bolso, existe uma variedade imensa de modelos no mercado, portanto "Cuidado'!! depois da compra vai ser muito pior se arrepender, pois câmeras não são fáceis de vender, além de perder dinheiro e tempo por uma escolha errada.Agora, veja:
  • Só de vez em quando: só pra fim de semana, casuais, pra usar de vez em quando? não precisa investir muito! uma compacta até 299 reais, ou até mesmo seu Celular!!! já resolve tudo.
  • Só tirar boas fotos:Você gosta de fotografia, mas não tem intensão nenhuma de se profissionalizar, quer mesmo é tirar boas fotos: aprender!!! uma boa compacta já resolve, modelos como a canon sx150 são ótima pedida, além das suas fotos, você pode até se aventurar em alguns controles manuais, e até filmagens em HD.
  • Quero aprender mas por Hobby: Procure pelas câmeras tipo "Bridge" ou "super-zooms", mas observe as que tiver "controles manuais" como abertura e velocidade, ou prioridades, isto é fácil, repare no seletor(rodinha)de modos se tem as letras "M", "A", "S" , e dispense as câmeras totalmente automáticas. Modelos como Fuji s2980, 2900, sl300, ou Sony Hx 200 ou as modelos Nex, Canon hx50,  são ótimos modelos para esta finalidade.
  • Quero Trocar por uma melhor:  temos duas situações básicas, 1º- o modelo não tem os recursos que você quer! ou, está ultrapassada..avalie se são muitos, ou se o novo modelo é realmente melhor,  e o quê tem a mais, pois, trocar só porque não tem uma ou duas funções, e tem algums megapixel's a mais, não vale a pena pagar mais caro, as vezes podemos fazer na edição por exemplo. E cuidado pra não ficar no "mais do mesmo" tipo trocar uma compacta por uma superzoom ou com corpo mais robusto e imponente, e na verdade você só trocou de modelo pois a sua antiga fazia "a mesma coisa". 2ª- Vou trocar por uma profissional(DSLR)!! sim ótima opção, mas tenha certeza se é isto mesmo que você quer, ou é apenas um entusiasmo de momento, pois o motivo é claro "investimento" será bem maior, ou seja, pagar bem mais caro para futuros arrependimentos, ou deixar o equipamento de lado é péssimo, isto sem falar na dificuldade e perda de grana em revender. Pense e pesquise bastante.
  • Quero ser profissional: Vá direto aos modelos DSLR'S ou reflex(lentes cambiáveis), não perca tempo nem "dinheiro" com modelos tipo lente fixa, bridge, ou super-zoom's. É melhor juntar logo a sua grana e investir CERTO, além é claro de ser os modelos ideais para cursos e aprendizados. E se não tiver muito pra começar, procure os modelos chamados "de entrada", hoje praticamente todas as grandes marcas tem um modelo mais em conta deste tipo de câmera. Modelos como: Canon EOS T3, T3i, Sony Alpha A-37, Nikon D3100, d5100 são modelos perfeitos para seu aprendizado, e também servem muito bem para começar a trabalhar por um bom tempo.   

Pesquise, Pergunte Muuuiiito!! Hoje temos fortes aliados na busca pela câmera ideal, na internet, temos sites especializados, chats, avaliações de profissionais e usuários do modelo, portanto, poste suas dúvidas, antes da compra.
**caso queira minha ajuda: fotografiapassoapasso@gmail.com





13 comentários:

  1. Interessantes dicas, gostei da objetividade. Eu me enquadro na terceira categoria: quero aprender mais sobre fotografia, mas por hobby. Pesquisei muito, por bastante tempo, e nunca conseguia determinar qual o modelo ideal pra mim -- sempre restavam dúvidas sobre dois ou mais modelos, ou sobre modelos de diferentes categorias (bridges, compactas avançadas, mirrorless). Minha escolha terminou sendo determinada pelo preço. Me apareceu a oportunidade de pegar uma Panasonic Lumix GF3, que terminou custando algo em torno de R$750 com frete e alguns acessórios inclusos. Ela é uma Micro 4/3 (micro four thirds, MFT) e é curioso que no Brasil as vezes os mais entendidos não lembrem de comentar desta categoria (mirrorless), que não é nem uma bridge, nem uma DSLR, nem uma compacta, mas tem características de todas elas. Fato que no Brasil os fabricantes não se esforçam muito pra trazer as mirrorless, mas eu tenho visto uns modelos da Sony por (procure pelas Sony NEX) com preços bem atrativos, na casa dos mil, mil e poucos reais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, é verdade! este tipo de câmera praticamente não é comentado, mas o motivo é claro!!as grandes lojas virtuais "simplifican" e ditan os termos, ao ponto de chamar no anuncio uma bridge de semi-profissional. O tipo mirrorless(ou sem espelho)foi lançado pela Panasonic, e depois pela Olympus, como uma inovação,por seren mais leves e com qualidade de Dslr e preço de compactas,elas foram testadas pela 1ªvez na guerra do Iraque com grande sucesso. Aliás sua câmera é show!! parabens, ótima câmera, e sobre a sony nex, eu conheço e experimentei a nex3,gostei muito. Abraço.

      Excluir
  2. Quero trocar minhas Fuji SL300 por uma que troca a lente (Profissional) qual vc recomenda ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jhonatan, bom dia, me passa um e-mail que te passo dicas de qual comprar, andersonpeter@ig.com.br

      Excluir
  3. Oii entre as cameras Fuji s2980, 2900, sl300, ou Sony Hx 200 ou Canon hx50 qual você acha melhor custo x beneficios em relação aos controles manuais. Meu objetivo é tirar fotos sem muito zoom, e com captura de movimento (sem ficar destorcida) fotos noturnas, fundo desfocado.. resumindo desejo aprender comando manuais mas infelizmente não posso comprar uma DSLR.
    Agradeço se puder ajudar! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosana td bem!...entre estas(que são muito parecidas)eu escolho a Canon HX50, mas, por uma questão de gosto, pq são todas do mesmo nível.

      Excluir
  4. Vim te convidar a participar da divulgação de blogs no http://santaclaraartesanato.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. E ai brother, excelente blog.
    Deixa eu te fazer umas perguntas, tenho uma Sony Cyber-Shot DSC H200, ela é boa?
    Em cima como opção tem "M" e "P", mas não tem o "A"... Todas possuem o "A"?
    Consigo fazer trabalhos bons com essa minha câmera?
    Abraço meu amigo.

    ResponderExcluir
  6. Olá Anderson,

    O meu irmão comprou para mim de Toronto comprei uma Canon EOS M. É uma boa câmera. Estou meio frustrada pois vejo muitos recursos nela, não consigo fazer nada diferente, pois não saco nada de fotografia. Andei lendo algumas coisas, mas acho tão complexo. Seria legal fazer um curso ou pegando essas suas dicas da para fazer umas fotos legais?
    Adorei o seu site, mas vai aí uma dica de uma Web Designer. O fundo preto e as letras brancas cansam a vista, já que seu site é bem leitura. Depois experimenta trocar por um fundo claro e letras pretas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Ganhei uma Nikon COOLPIX P7000
    Mas estou perdida não sei meche se vc puder me ajuda
    Bj

    ResponderExcluir
  8. Voce precisa assistir esse video que encontrei na internet dando dicar de fotografia que encontrei! o video é de janeiro de 2015! não sei ate quando vai ficar disponivel!
    O link do video é esse aqui : http://goo.gl/vNG2rf
    Fica a dica!

    ResponderExcluir
  9. http://the3oclock.blogspot.pt/2015/10/fotografia-e-halloween.html Podes ajudar-me com umas dicas para melhorar a minha fotografia de retrato?

    ResponderExcluir