Bem vindos!!!

O objetivo deste blog é passar dicas de forma simples, para quem gosta de fotografia e sonha em ser profissional, ou apenas quer fazer boas fotos, e tem alguma dificuldade. Peço que se tiver alguma dúvida, fique a vontade para perguntar, e caso não tiver o tema que você quer aprender ou está em dúvida, diga qual, e vamos procurar e postar pra você, caso eu não saiba(sou tabém um aprendiz), tenho amigos muito feras nessa bela arte, que vão nos ajudar.
ATENÇÃO: Estas dicas servem para a maioria das câmeras, mas quem tiver qualquer dúvida, ou não tiver qualquer regulagem da sua câmera, pode me passar por e-mail que eu ajudo até ficar bom ou melhor ainda!!! fiquem a vontade!!!
E-mail para duvidas: fotografiapassoapasso@gmail.com
curta:facebook.com/fotografiapassoapasso

Dicas pra Book

Eu pedi ajuda a um amigo especialista 12anos no assunto,  dicas de um book usando somente câmeras do tipo BRIDGE(tipo Fuji S2980, sl300, Nikon l810, canon sx50) , sem os equipamentos profissionais que ele usa,  trocamos ideias e ele me passou estas dicas(Lembrando que é somente por hobby).
Escolha bem o lugar, praças, sitios, locais bem arborizados ou tambem; construçoes antigas, linhas ferreas são otimas pedidas. Na hora das fotos, não deixe a pessoa fazer poses forçadas, mostre revistas para se ter uma idéia. Outra dica é fazer fotos baseado no que a pessoa gosta, tipo ela gosta de violão, motos, carros, ou se ela pratica um esporte, introduza isto nas fotos, faz ficar mais natural. Evite os tradicionais clichês, imitar uma foto famosa ou um gesto conhecido só vai acarretar criticas ruims. Fotos sempre a sombra ou se o dia estiver nublado, direto ao sol somente no final da tarde, a luz forte pode provocar imperfeições e incomodos na pessoa, evite. Se vai fazer fundo desfocado afaste a pessoa o maximo do fundo e se aproxime dela o maximo.A mais importante de todas "FOCO SEMPRE NOS OLHOS". Agora vamos a camera. É muito dificil passar uma regulagem fixa, pois a luz muda a toda hora, comece com estas;
  1. Modo "Manual"
  2. ISO 100(125 sony)
  3. Abertura: caso queira fundo desfocado use a menor que puder, tipo 3.1, 4,5 etc.
  4. Velocidade 125(se ficar muito claro aumente, se ficar escuro diminua).
  5. caso a sombra seja muito forte, ou a claridade esteja atrás da pessoa,  use o flash para preenchimento.
Modo Mais simples:
"Modo A", abertura f3,1 ou f3,5 na Canon/Nikon lente 18-55mm,  Iso 100 e sobre o flash use as mesmas dicas acima. Boas fotos

**Obs.:estas fotos não foram com intensão de book comercial, e sim só diversão ok!!
**a melhor dica...FAÇA UM CURSO se quer ser um profissional completo.
***Duvidas: fotografiapassoapasso@gmail.com

24 comentários:

  1. Gostei da sua dica, eu sempre faço uns mini-ensaios com as minhas amigas e nunca sei como configurar a camera, agora eu ja sei!! Brigadãoo cara.dê uma olhada nas minhas fotos: flickr.com/photos/mattrockmatt

    ResponderExcluir
  2. Paramore, muito boas ou melhor excelentes!! parabems

    ResponderExcluir
  3. Paramore, obrigado, e se tiver qqr duvida!!! é so postar.

    ResponderExcluir
  4. Olha suas dicas são otimas, mais você sempre posta configurações da fuji que não tem em outras câmeras pelo menos na minha sony H50 não tem(finepixcolor) se eu não estiver enganado é exclusivamente da fuji, qual a dica para uma configuração boa na minha câmera, minhas fotos melhoraram muito depois que segui suas dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Equipe delta, não, estas dicas é pra maioria das cameras, mas me passa um e-mail com suas duvidas que eu te passo td, a sony hd50 é ótima, minha esposa tinha esta camera, dá até pra fazer fts profisas!!! no aguardo e obrigado!!

      Excluir
  5. PESSOAL! se tiver duvidas, podem me passar e-mail com o modelo da camera que eu ajudo OK!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUAL A MELHOR CAMERA PARA COMEÇAR PARA QUEM NAO TEM MUITO PRA EM VESTI NO MUNDO DA FOTOGRAFIA... QUERO MUTO UMA APOPNIXIA SOBRE CÂMERAS PROFESSIONAL

      Excluir
    2. Naide, me passa por e-mail: andersonpeter@ig.com.br que eu te indico sim ok!!fico aguardando!

      Excluir
  6. Muito bacana e util esse seu blog, que dicas vc me daria para fotos com uma canon sx50 hs, principalmente em macro, apesar de novo na area sou fascinado pelo modo macro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RCCF em primeiro lugar...parabéns pela sx50 além de ótima câmera tem recursos que só as Dslrs tem. bom me passa um e-mail(andersonpeter@ig.com.br) com suas dúvidas que te passo tudo direitinho ok!!

      Excluir
    2. Gostei muito das suas dicas, mas tenho uma dúvida. O foco deve ser sempre nos olhos, mas quando tem mais de uma pessoa onde deve ser o foco? Comecei a fotografar a pouco tempo e estou sempre procurando informações, dicas e encontrei o seu blog e achei muito interessante. Parabéns!

      Excluir
    3. Heris, no caso de varias pessoas foque nos olhos da pessoa central! pois é sempre ela que nossos olhos veem primeiro. Abraço.

      Excluir
  7. Muito legal essas dicas,eu gosto muito de fotos em preto e branco,acho que dão um charme bem especial no caso de um book,continua assim dando boas dicas,excelente blog...

    ResponderExcluir
  8. Muito boa as dicas, tenho uma pergunta, no caso fotos em cachoeiras qual foco iso você me indica?

    ResponderExcluir
  9. muito boa as dicas e oque estava procurando tenho uma nikon-p520 obrigado

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigada por compartilhar essas dicas maravilhosas!:)
    adorei tudoooo!
    Parabéns pelo blog e sucessoooo.

    ResponderExcluir
  11. Suas dicas são bem explicativas e, com isto, dá para realizar vários testes e fica muito mais fácil...parabéns!!
    Christiane

    ResponderExcluir
  12. ola adorei o blog,adoro fotografia mas faço por hobby, da dicas pra gnt da finepix4000sda fuji, e dicas de photoshop tb como desfocar o fundo das fotos no photoshop,obrigada.

    ResponderExcluir
  13. não sei mecher na minha CANON me ajudeeeee por favor...

    ResponderExcluir
  14. ótimas dicas, Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  15. não sei configurar minha camera é uma az522 kodak pode me ajudar?desde ja agradeço

    ResponderExcluir