Bem vindos!!!

O objetivo deste blog é passar dicas de forma simples, para quem gosta de fotografia e sonha em ser profissional, ou apenas quer fazer boas fotos, e tem alguma dificuldade. Peço que se tiver alguma dúvida, fique a vontade para perguntar, e caso não tiver o tema que você quer aprender ou está em dúvida, diga qual, e vamos procurar e postar pra você, caso eu não saiba(sou tabém um aprendiz), tenho amigos muito feras nessa bela arte, que vão nos ajudar.
ATENÇÃO: Estas dicas servem para a maioria das câmeras, mas quem tiver qualquer dúvida, ou não tiver qualquer regulagem da sua câmera, pode me passar por e-mail que eu ajudo até ficar bom ou melhor ainda!!! fiquem a vontade!!!
E-mail para duvidas: fotografiapassoapasso@gmail.com
curta:facebook.com/fotografiapassoapasso

Foto de Dia c/Flash(preenchimento)

O flash geralmente só é lembrado p/fotos a noite, ou pouca luz, certo..errado, vamos ver que ele poder ser um ótimo aliado tbm durante o dia. Lembra daquela foto em que td esta lindo e claro, mas a pessoa sai escura e irreconhecivel, chamamos isto de contra-luz, neste caso, vamos usar o flash pra faze um "Preenchimento" . Faça todas as mediçoes normais como se não fosse usar o flash. Agora ative o flash e regule para a potencia menor, faça a foto, caso ainda a pessoa ou o tema fiquem escuros, aumente a potencia do flash. Use o flash tbm quando a pessoa está de chapel ou boné, ou o sol está atras dela. Vejam na 1ºfoto um caso comun, o menino está a sombra com o fundo ensolarado, usei o flash como preenchimento para evitar q ele ficasse escuro, ou ele nitido e o fundo(paisagem) estourado(esbranquiçado).Outra situação em que o uso do flash sera otimo é quando parte da foto está na sombra e o restante em sol forte. Vejam na 2ºfoto o sol está atrás do carro, o flash foi usado para iluminar a frente(uma sombra forte nos farois e grade), e dar vida a toda a foto. Obs.: esta dica é quando o assunto está no maximo a 4metros, acima não terá eficácia. Boas fotos!!!!

8 comentários:

  1. Caro amigo... comprei recentemente uma FUJIFILM SL300 e estou achando fora de série fotografar usando essas suas dicas... obrigado mesmo! Continue assim! E só mais uma coisa > a lente da minha máquina é: 30X f=4.3 - 129.0 1:3.1 -5.9 com essa lente tem como fazer uma foto legal desfocada? Sei que ela é limitada, mas por enquanto é só o que pude adquirir.
    everaldo > ej.sanzon@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Everaldo, com a SL300 vc desfoca o fundo sim, usa as dicas que vai desfocar, e ela não é muito limitada não, e tem ótimos recursos. Duvidas: andersonpeter@ig.com.br

      Excluir
  2. Boa tarde adquirimos uma Fuji finepix S2980 e gostaria de saber alguma dicas como usa-la para fotografar meu filho ao ar livre? Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se essas dicas valel pra Fujifilm s8200

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma Fujifilm s8200 preciso de uma dica,
    será que VC pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  5. Boa noite ! Tenho uma Canon D60 e tenho dificuldades em alterar certas configurações como no obturador e velocidade de exposição, etc.
    Poderia me ajudar a entender melhor essa parte? Rsss.
    Obrigada !

    ResponderExcluir
  6. Olá, fui tirar umas fotos dentro de uma igreja mas estava com pouca iluminação e naum ficaram boas.Minha câmera é fuji s4500, vc poderia me dar algumas idéias para q as próximas fiquem melhores? Obrigada. jokfidelis@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Voce precisa assistir esse video que encontrei na internet dando dicar de fotografia que encontrei! o video é de janeiro de 2015! não sei ate quando vai ficar disponivel!
    O link do video é esse aqui : http://goo.gl/vNG2rf
    Fica a dica!

    ResponderExcluir